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Política • 02 jun, 2022

Projeto de Fábio Trad ajuda inclusão de alunos especiais


Apresentado na Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, projeto de autoria do parlamentar determina obrigatoriedade e detalha procedimentos para atendimento educacional especializado na rede de ensino aos alunos com deficiência, transtornos, altas habilidades ou superdotação_
O deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) protocolou nesta semana um projeto de lei (PL 1434/22) que determina a obrigatoriedade do atendimento educacional especializado na rede regular de ensino e detalha procedimentos da assistência especial em sala de aula aos alunos com deficiência, transtornos, altas habilidades ou superdotação.
O texto foi apresentado nesta semana na Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Câmara Federal, e, segundo ele, visa garantir o cumprimento de um direito constitucional e sanar determinadas brechas legais.
“O direito de todos os cidadãos à educação, incluindo o aluno com necessidades educativas especiais, é constitucional. A Constituição Federal, além de apresentá-lo como o primeiro direito social (art. 6o), explicita que, na condição de ‘direito de todos e dever do Estado e da família’ a educação visa o ‘pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’ (art. 205)”, argumentou.
Apesar de reconhecer que o acompanhamento desses alunos especiais já está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, o deputado Fábio Trad destacou que as citadas legislações falham ao não detalhar os procedimentos para se requerer este acompanhamento nem explicitar sua obrigatoriedade, o que, segundo ele, dificulta a sua obtenção.
“Por causa dessas brechas, os pais ou responsáveis tem que entrar com ações judiciais para garantir esses direitos aos seus filhos, que muitas vezes são tolhidos da educação formal por necessitarem desse acompanhamento”, lamentou o parlamentar, que defende a construção de uma sociedade inclusiva, compromissada com as minorias e o pleno acesso à educação aos indivíduos com necessidades educacionais especiais que necessitem de acompanhamento.
O PL 1434/22 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996) para dispor sobre a obrigatoriedade de atendimento educacional especializado na rede regular de ensino por meio de assistência especial em sala de aula aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, quando os pais ou responsáveis apresentarem à direção do estabelecimento de ensino laudo emitido por médico assistente atestando a necessidade do serviço.
_asscom Fábio Trad_



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