Campo Grande, 10/07/2025 03:03

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 28 jun, 2025

Ruy Carlos Ostermann, adeus


Do GE –

Morre o jornalista Ruy Carlos Ostermann aos 90 anos

Velório do Professor, como era conhecido, ocorrerá neste sábado na Assembleia Legislativa

Morreu na noite desta sexta-feira um dos ícones do jornalismo esportivo do Rio Grande do Sul. Ruy Carlos Ostermann nos deixou aos 90 anos. O comunicador estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde maio após contrair dengue e sofrer complicações causadas pela doença.

Natural de São Leopoldo, Ruy nasceu em 26 de setembro de 1934. Foi comentarista reconhecido com passagens pela Rádio Gaúcha e Rádio Guaíba. Começou a carreira como cronista na Folha da Manhã e Folha da Tarde, na Companhia Jornalistíca Caldas Júnior, em 1962. Em 1978, foi para a Gaúcha para chefiar o departamento de esportes da emissora.

Ostermann foi participante e depois âncora do Sala de Redação, tradicional programa de debate da Rádio Gaúcha, por 33 anos. O Professor também foi um escritor marcante e autor do livro “Felipão, a Alma do Penta”, sobre o técnico da conquista da Copa do Mundo de 2002. Esteve na cobertura de 13 Copas do Mundo, entre 1966 e 2014.

O Professor, como era conhecido, era formado em Filosofia e também teve uma carreira na licenciatura e chegou a lecionar em escolas e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foi deputado estadual por dois mandatos (em 1982 e 1986), além de secretário de Ciência e Tecnologia e de Educação, no governo Pedro Simon. Em 2022, foi eleito patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Teve uma biografia publicada em 2024, escrita pelo jornalista Carlos Guimarães.




Deixe seu comentário