Campo Grande, 28/04/2024 21:53

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 nov, 2023

Mais saúde: aprovado Projeto de Lia Nogueira sobre a Mamanalgesia


Foi aprovado nesta quinta-feira, 23, por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que propõe a “Semana de Conscientização e Incentivo a Mamanalgesia”, sendo incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A mamanalgesia é o uso da alimentação, por meio do aleitamento materno, para diminuir dores e desconforto dos bebês durante procedimentos dolorosos, como aplicação de vacinas, medicamentos e coleta de sangue, assim como, para acalmar os lactentes.

Lia Nogueira justificou que o projeto tem como base a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a utilização do aleitamento materno como forma de trazer mais conforto e diminuir a dor dos bebês durante a vacinação, feita em 2015, endossado em 2021 pelo Ministério da Saúde, através de um estudo técnico.

Conforme a deputada, essa é uma prática que vai além do aspecto fisiológico, por fortalecer o vínculo emocional entre mãe e filho, não só aliviando a dor, mas também promovendo uma experiência positiva.

Essa é uma oportunidade de fortalecermos as políticas de cuidados infantis em nosso Estado, garantindo que os bebês recebam a atenção e o conforto necessários, nos momentos mais delicados, desde os primeiros meses de vida. Ao apoiarmos a mamanalgesia, estamos investindo no futuro, proporcionando um começo de vida mais acolhedor por ser uma prática que vai além do aspecto fisiológico, mas fortalece o vínculo emocional entre mãe e filho”, detalhou a parlamentar.

O projeto segue para sanção do governador Eduardo Riedel.




Deixe seu comentário