Campo Grande, 01/05/2024 23:35

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 04 jul, 2023

Senador Nelsinho Trad fortalece as relações Brasil e Suiça


O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça e chefe da representação do Brasil no Mercosul, vai receber na quarta-feira (5), no Senado Federal, uma delegação suíça composta por parlamentares de destaque. O vice-presidente das Comissões dos Negócios Estrangeiros do Conselho Nacional do Parlamento Suíço, Hans Peter Portmann, e o vice-presidente das Comissões de Negócios Estrangeiros do Conselho dos Estados do Parlamento Suíço, Marco Chiesa, estarão presentes no encontro. Chiesa também é presidente do Partido Popular, o mais forte do país.

Como presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça, o senador Nelsinho Trad tem sido fundamental para o estreitamento das relações comerciais e diplomáticas entre os dois países e como embaixador de Mato Grosso do Sul para as nações aos interesses dos sul-mato-grossenses. “Estado de MS tem papel significativo no comércio com a Suíça: exportou cerca de US$ 18,2 milhões em 2022, principalmente carnes desossadas e álcool etílico. Números que refletem a importância da parceria entre os nossos países e a contribuição do meu Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento dessa parceria e da economia brasileira”.

Em maio deste ano, o senador Nelsinho Trad recebeu outra delegação suíça, chefiada pelo presidente do Parlamento do país, Martin Candinas, para diálogo sobre a concretização do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). “Na substância, ele foi concluído, mas há pendências que precisam ser esclarecidas. Os parlamentares suíços sinalizaram na época que pretendem fazer isso rapidamente, em paralelo ou antes do acordo da União Europeia”, explicou o senador Nelsinho Trad.

A reunião da próxima quarta-feira vai abordar novamente esse acordo. Assinado em 2019, ele depende de encaminhamentos entre os dois países. O EFTA é integrado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Outro tema a ser debatido é a sustentabilidade e a proteção ambiental, com foco especial na Amazônia. “Assuntos que refletem a importância do diálogo e da cooperação entre Brasil e Suíça para enfrentar os desafios globais”, explicou o senador Nelsinho Trad.




Deixe seu comentário