Campo Grande, 16/09/2024 21:52

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 15 ago, 2024

Senador Nelsinho Trad promove sessão solene dos 50 anos de relações Brasil-China


O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), promove, nesta quinta-feira (15), sessão solene conjunta no Congresso Nacional para comemorar o Dia Nacional da Imigração Chinesa e os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O ato contribui para o fortalecimento das relações comerciais, especialmente para o estado de Mato Grosso do Sul. “Com a conclusão da Rota Bioceânica, que conectará o Brasil – saindo de Porto Murtinho (MS)- diretamente ao Pacífico, via Paraguai, Argentina e Chile, Mato Grosso do Sul estará melhor posicionado para exportar seus produtos agrícolas a custo mais baixo e em menor tempo. Isso fortalece nossa economia local e posição no mercado global,” destacou o senador.
Sob a presidência do senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, a sessão terá a presença também do presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados, deputado Daniel Almeida; do presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato; do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; e do presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law.
Impactos da Rota Bioceânica
O senador Nelsinho Trad já destinou R$ 41 milhões nesse projeto estratégico, que beneficia diretamente cidades como Porto Murtinho, Jardim, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Sidrolândia e Campo Grande e impacta outros 15 municípios. “A Rota Bioceânica está mudando a realidade dessas localidades, criando empregos e facilitando o comércio internacional”, afirmou o senador Nelsinho Trad.
Com a instalação de três novos portos, Mato Grosso do Sul se consolida como um centro de logística, fortalecendo sua economia e melhorando a vida de todos os sul-mato-grossenses. “As facilidades para transporte e acesso a novos mercados na China e na Índia vai tornar nosso Mato Grosso do Sul um eixo central de desenvolvimento,” reforçou.
Preparando o Estado para o futuro
O senador também destaca como as cidades ao longo da Rota Bioceânica precisam se preparar. “Fundamental que as cidades sul-mato-grossenses se organizem para atender à nova demanda, o que inclui desde a infraestrutura até o aproveitamento do potencial turístico e educacional que essa rota proporcionará,” afirmou o senador Nelsinho.
O parlamentar afirma ainda que “o evento do dia 15 celebra o passado, mas traz reflexão sobre como o futuro das relações Brasil-China podem ser ainda mais promissoras, especialmente para estados como Mato Grosso do Sul. Nosso trabalho no Senado Federal é para garantir que o Estado esteja na vanguarda desse processo, aproveitando todas as oportunidades de desenvolvimento que surgirem”, concluiu.



Deixe seu comentário