Campo Grande, 25/07/2024 15:38

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 jun, 2024

TCE-MS participa da 12ª Feira Socioambiental de Bonito


 

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) marcou presença na 12ª Feira Socioambiental de Bonito, representado pelo engenheiro sanitarista e ambiental Ruhan Charles da Silva Lima. Durante o evento, o servidor ministrou a palestra “Avanços e Desafios da Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de Mato Grosso do Sul” em uma mesa-redonda que debateu os desafios da gestão integrada de resíduos sólidos na capital do ecoturismo.

Além do representante do TCE-MS, a mesa-redonda contou com a participação do secretário municipal de meio ambiente de Bonito, Thyago Sabino; do diretor de engenharia e meio ambiente da Sanesul, Leopoldo Godoy; da presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Marla Diniz; da especialista em projetos da Eureciclo, Indara da Silveira; e da consultora da Ciclo Azul, Lívia Cordeiro.

Durante a apresentação, Ruhan Lima apresentou um panorama detalhado da gestão de resíduos sólidos no Estado, destacando os principais indicadores municipais, especialmente aqueles relacionados à destinação final adequada e à existência de coleta seletiva de materiais recicláveis. Ele também compartilhou boas práticas observadas no Estado, particularmente no campo da educação ambiental, que é a principal temática da feira.

Os dados apresentados na palestra estão documentados no livro técnico lançado pelo TCE-MS em março de 2024, fruto de um levantamento realizado in loco nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, proporcionando uma visão detalhada dos progressos e desafios na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Estado.

“As discussões da mesa foram abrangentes, cobrindo desde a situação local em Bonito, a compostagem de resíduos orgânicos gerados na região, até os avanços na logística reversa de embalagens, que têm viabilizado a reciclagem do vidro em Bonito e no estado, anteriormente destinado somente aos aterros sanitários”, comentou Ruhan Lima.

A 12ª Feira Socioambiental de Bonito, um marco anual na agenda ambiental do Estado durante o mês de junho, foi organizada pela Prefeitura Municipal de Bonito e pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB). O evento ocorreu entre os dias 10 e 12 de junho, oferecendo visitas, palestras, oficinas e apresentações culturais. A feira atraiu turistas, a comunidade local, e principalmente estudantes de escolas públicas e particulares de Bonito, tanto da área urbana quanto rural, além de visitantes de cidades vizinhas.


Esta mensagem pode conter informações confidenciais ou privilegiadas, se você a recebeu por engano, por favor, avise imediatamente o remetente e em seguida elimine-a de seus arquivos, estando expressamente proibido usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas




Deixe seu comentário