Campo Grande, 27/04/2024 13:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 12 maio, 2023

Três Lagoas reabre balneário neste sábado


Devido às denúncias de que banhistas sofreram ataques de piranhas na área de banho do Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox” no último fim de semana, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), iniciou o monitoramento e a retirada dessas espécies do local.

De acordo com o secretário da pasta, José Aparecido de Moraes, os servidores do Balneário estão diariamente realizando o “arrastão” com uso de rede na área de banho para retirar as piranhas e outras medidas já foram tomadas.

“Possivelmente, a presença de cardumes tenha acontecido no período do Torneio de Pesca, em que precisamos retirar a tela de proteção da área de banho para o livre trânsito dos barcos. Tão logo finalizou o torneio, já providenciamos a recolocação da tela, a limpeza e manutenção no leito e na orla, porém, as piranhas tenham entrado nessa área”, justificou.

Foram retiradas 10 piranhas da área de banho, um dia após os ataques. Dos dias seguintes até hoje (10), não houve capturas.

Moraes reforça que o trabalho de limpeza e monitoramento é realizado todos os dias e, como não identificou mais a presença de piranhas, a SEDECT informa que o Balneário estará aberto para a população neste sábado (13). Caso não haja novos incidentes, o local voltará a funcionar normalmente de quinta a domingo para banho a partir da próxima segunda.

LIXO

O secretário pontua que um dos materiais descartáveis mais encontrados dentro da água é absorventes feminino usado. “Todo mundo sabe que o sangue atrai piranhas, sendo um risco maior de incidentes. E infelizmente, todo fim de semana encontramos este tipo de material descartado na área de banho. Pedimos a conscientização das mulheres sobre tal ato, pois, este descuido pode gerar danos irreparáveis ao meio ambiente, à saúde pública e ao problema da presença de piranhas no local”.

ATENDIMENTO

O Balneário conta com guarda-vidas que podem interceder e realizar os primeiros socorros em casos semelhantes de ferimentos e machucados. Caso seja de maior gravidade, a equipe solicita atendimento do SAMU.




Deixe seu comentário