Campo Grande, 23/06/2024 06:29

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 07 jun, 2024

Vereador Ayrton Araújo homenageia escritor


 

Em ato solene na Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Ayrton Araújo, líder da Bancada do PT entregou Moção de Congratulações ao escritor Dênis Ângelo Ferraz, aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária do dia 4 de junho de 2024, na sede do poder legislativo da capital. A obra traz um discurso crítico e libertador ao longo de 150 páginas, materializado e alinhado com a sua dissertação de mestrado em educação, sendo publicado pela Editora CVC de Curitiba-PR, com o título “DISCURSO TRANSGRESSOR  LATINO-AMERICANO”.

O escritor Dênis Ângelo Ferraz, é natural de Campo Grande – MS, mestre em Estudos de Linguagens (PPGEL/UFMS). Com graduação em Ciências Sociais – CCHS/UFMS. É membro do NECC (Núcleo de Estudos Culturais Comparados), onde tem se dedicado a pesquisas que convergem para a crítica biográfica fronteiriça, cuja fonte consagradora é inspirada no consagrado escritor brasileiro Silvino Santiago.

Justifica-se essa Moção, considerando o brilhantismo com que o escritor, escreveu o livro “DISCURSO TRANSGRESSOR LATINO-AMERICANO”, que se instaura por meio de uma teorização em torno do discurso transgressor de modo que a transgressão em destaque é tratada conceitualmente “em seu significado social”, como ato ou opção de resistência, frente a um estatuto que impõe dominação e subserviência. Tal ato visa desobedecer a padrões autoritários, impostos violentamente a partir do estabelecimento do colonialismo e da escravidão, desta feita, esta transgressão se conflui com a desobediência epistêmica sobre a qual o intelectual argentino Walter Mignolo se debruça.

Portanto, a presente homenagem é fruto do reconhecimento, em valorizar estes que contribuem dia após dia em nossa sociedade. Parabéns Dênis Ferraz, por todo empenho e dedicação pela autoria da obra “DISCURSO TRANSGRESSOR LATINO-AMERICANO”.

Por certo que merece as congratulações de todo o poder legislativo, pela magnitude dos esforços hercúleos realizados para a concretização da obra. Por iniciativa do vereador Ayrton Araújo, que requereu na forma regimental e encaminhou MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Escritor DÊNIS ÂNGELO FERRAZ pelo lançamento do Livro “DISCURSO TRANSGRESSOR LATINO-AMERICANO”. A honraria foi aprovada por unanimidade e em sua entrega pelo parlamentar, o homenageado fez questão de trazer os seus pais e esposa para presenciar o registro histórico.

 

 




Deixe seu comentário