Campo Grande, 28/04/2024 17:06

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 27 jun, 2023

Walter Carneiro registra em livro carreira vitoriosa


 Emocionado, o ex-deputado reviveu momentos importantes de sua  trajetória política no MS

Walter Benedito Carneiro em discurso da Alems (Foto: Divulgação)

Com a presença das principais personalidades públicas do Estado, amigos e familiares, o médico veterinário e ex-deputado estadual Walter Benedito Carneiro, 81 anos, lançou na manhã desta terça-feira (27), no saguão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o livro “Um Benedito Guaicuru… de Caneta, Chapa e Cruz… Maltino”.

Bastante emocionado, Carneiro reviveu momentos importantes durante o ato ao ser reencontrar, por exemplo, com seu amigo e ex-deputado estadual Cleomenes Nunes da Cunha, um dos prefaciadores de sua biografia juntamente com a professora Leocádia Aglaé Petry Leme (In memórian).

“É um momento especial, pois há muito tempo sonhamos com a publicação deste livro. Edson Moraes pesquisou minha vida a fundo, desde a faculdade até o início da minha vida pública. Hoje, coroamos essa missão, com a sensação de dever cumprido e na certeza de que eu faria tudo de novo”, disse o ex-deputado.

Com conteúdo bem redigido pelo jornalista Edson Moraes, o livro conta a trajetória de vida de um dos mais conceituados políticos sul-mato-grossenses, incluindo a sua devoção por São Benedito de Cuiabá, e a arte de fazer política, desde quando começou a carreira sendo vereador por Dourados, a segunda cidade mais importante de Mato Grosso do Sul.

Entre outras ações e projetos ousados, Carneiro deixou sua marca ao ser o autor da emenda constitucional que deu origem à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com sede em Dourados, sua base eleitoral.

Em discurso, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), exaltou a experiência política de Carneiro e destacou o fato de ter estudo com um de seus filhos, João Carneiro, hoje auditor do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), e de ser amigo de Walter Carneiro Júnior, secretário-adjunto de Meio Ambiente do governo do Estado.

“Registrar nossa história é excepcional. Walter Carneiro foi um parlamentar aguerrido e comprometido com o povo sul-mato-grossense. Cada político procura impor seus pensamentos e a Casa do Povo é o lugar em que se respeitam os pensamentos e a opinião individual. Essa é a essência do Parlamento e Walter Carneiro foi um exemplo de pessoa pública que passou por aqui”, destacou Gerson.

Cleomenes relembrou a atuação de Carneiro na Assembleia, destacando a sua dedicação em torno da aprovação de importantes projetos para Mato Grosso do Sul, em especial a criação da UEMS.

“Ao folhear esse livro que, traçando a trajetória vitoriosa de Walter Carneiro, serve igualmente como repositório de fatos da história do nosso Estado. Mais que participante, ele foi verdadeiramente ator em todo esse contexto”, disse Cleomenes.

O ato de lançamento do livro foi bem concorrido e contou com a presença dos deputados estaduais, do ex-governador André Puccinell, prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, além de outras autoridades públicas, principalmente de Dourados, que foi a principal base eleitoral de Carneiro.

CARREIRA 

Nascido em Cuiabá, em 14 de fevereiro de 1942, Walter Benedito Carneiro é casado com Elizete Vieira Carneiro, tem quatro filhos e seis netos. Exerceu dois mandatos na Câmara de Vereadores de Dourados, entre os anos de 1973 a 1978. Na Alems, foi eleito deputado constituinte em 1979 a 1983 e deputado estadual nas segunda e terceira legislaturas (1983 a 1987 e 1987/1991). Durante a segunda legislatura, foi eleito presidente da Mesa Diretora.

O livro, editado e impresso pela Life Editora, tem 150 páginas. Edson Moraes começou a escrevê-lo em 2021 e realizou ampla pesquisa e série de entrevistas.

O livro apresenta centenas de fotos da época e depoimentos de políticos, servidores públicos, jornalistas e pessoas que participaram da construção da história de Walter Carneiro e, por conseguinte, da Assembleia Legislativa e de Mato Grosso do Sul.




Deixe seu comentário