Campo Grande, 17/11/2025 23:40

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 06 out, 2025

O que esperar da COP 30?


Na opinião de José Eli da Veiga, pelo menos por enquanto, parece não haver muito a comemorar.

O professor José Eli da Veiga, longe de demonstrar entusiasmo quanto à COP 30, prefere admitir que, pelo menos no momento, parece não haver muito a comemorar. “É verdade que algumas notícias dizem que a presidência da COP 30 viu com certo otimismo o resultado das consultas da semana, chamada semana do clima, porque, em princípio, haveria uns 100 países que iriam entregar as suas NDCs, as suas contribuições nacionalmente determinadas, e 100 países entregarem isso significa metade dos países, mas na prática não é isso o que a gente está vendo, acompanhando pelo site que coloca, todo dia, todo mundo que entrega, mas nas declarações tanto da China como da União Europeia, que, na ausência dos Estados Unidos, são os dois principais participantes, o que se vê é um cenário bem negativo por esse ponto de vista que, em princípio, é o principal critério para julgar um avanço”, avalia.

Uma pergunta se impõe: será que a COP 30 vai conseguir reverter o cenário de desmobilização social? Para o colunista, parece que estamos vivendo um momento de baixa da importância atribuída ao aquecimento global. “Os movimentos sociais, que há alguns anos, antes da pandemia, pareciam estar muito mobilizados em relação a esse tema, hoje o que se vê é o contrário, um recuo bastante pronunciado, embora se note também que os movimentos mais voltados à questão da saúde aparentemente estão num movimento de alta.” Quando Eli da Veiga refere-se à questão da saúde, significa dizer a realização de protestos contra a legalização de defensivos agrícolas. De todo modo, o colunista acredita não parecer ser este um momento dos mais interessantes em relação à questão do  aquecimento global. “Na verdade, é preciso dizer que isso pode mudar, e também é possível que o resultado da COP 30 não seja assim tão ruim quanto eu estou parecendo dizer.” Ele aborda o tema em sua coluna publicada no jornal Valor Econômico.

Jornal da USP

 

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.




Deixe seu comentário