Campo Grande, 23/03/2025 00:06

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 28 fev, 2025

Trump quer transformar o mundo num imenso Balneário Camboriú


por Renato Terra, na FSP –

Presidente americano acredita que só o turismo pode trazer a paz

Para Donald Trump, o cidadão só existe enquanto cliente. E não há cliente mais profícuo do que o turista.

A nova ideologia predominante não é o liberalismo, o conservadorismo, o fascismo ou nacionalismo: é o turismo.

Trump acredita que a paz duradoura no Oriente Médio só será alcançada com a construção de resorts. Turistas querem relaxar em ofurôs, fazer massagens tântricas, beber martini na praia. A natureza do turista é a busca pela paz.

A vertente ideológica do turismo se sustenta em três pilares.

Primeiro: as coisas só existem quando podem ser compradas. Uma árvore é medida pelo valor de sua madeira. Um pedaço de terra é medido pelo potencial de construção. A Amazon vale bem mais que a amazônia. Um dia bem vivido é um day use.

Segundo: momentos só existem quando podem ser postados. A memória é um scroll. Por isso, nada mais correto do que transformar o planeta Terra num imenso ambiente instagramável. Todo mundo terá seus cinco minutos de engajamento.

Terceiro: a democracia atrapalha os negócios. Legislações, contrapartidas, regulações precisam ser desmobilizadas. Vejam que oásis é Dubai, a maior referência da ideologia do turismo.

As mudanças climáticas, portanto, só vão existir quando começarem a gerar produtos mais lucrativos do que a queima de combustíveis fósseis, a pecuária e o desmatamento. Num futuro próximo, a venda de oxigênio pode ser uma oportunidade extraordinária para gerar empregos, enriquecer Elon Musk e multiplicar o PIB de qualquer país. O fornecimento gratuito de água só prejudica os acionistas da Perrier.

Considerar a Faixa de Gaza como a Riviera do Oriente Médio faz parte do processo de colonização que pretende substituir cidadãos por clientes. E pretende implementar os três pilares mundo afora.

O êxito completo da ideologia do turismo vai depender de atitudes corajosas. O que acontecerá àqueles que resistirem à ideia de cidadania? Ou àqueles que não terão condições financeiras para virar clientes? Provavelmente serão deportados.

E quando todos os pedaços da Terra forem ocupados por resorts? Provavelmente a deportação em massa ocorrerá em espaçonaves da Space X.

Parece não faltar coragem a Donald Trump.




Deixe seu comentário