Campo Grande, 23/04/2024 13:03

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Brasil

Brasil • 04 jun, 2018

‘Minha Casa Minha Vida’ piorou cidades, diz urbanista


Para urbanista Ermínia Maricato, programa habitacional lançado nos governos petistas tornou cidades ‘ainda mais inviáveis’, expulsou mais pobres para ‘periferia da periferia’ e criou bairros vulneráveis ao crime organizado.

do G1, com informações da BBC Brasil

Maior programa habitacional da história do Brasil e uma das vitrines dos governos do PT, o Minha Casa Minha Vida (MCMV) piorou as cidades, agravou as dificuldades de acesso a moradia entre os mais pobres e criou bairros especialmente vulneráveis ao crime organizado.

A avaliação é de Ermínia Maricato, uma das mais experientes urbanistas do país e secretária executiva do Ministério das Cidades nos primeiros anos do governo Lula, antes da criação do programa, em 2009.

“Tivemos um movimento imenso de obras, mas quem o comandou e definiu onde se localizariam não foi o governo federal, e sim interesses de proprietários imobiliários, incorporadores e empreiteiras”, diz Maricato, que estuda o MCMV desde sua implantação e é professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Leia Mais »




Deixe seu comentário