Campo Grande, 23/04/2024 14:46

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 25 maio, 2018

Hospital Cassems CG realiza sua segunda captação de órgãos


Os órgãos serão destinados a pacientes que aguardam há meses por uma oportunidade de nova vida na fila dos transplantes.

Mesmo em meio à tristeza pela perda da mãe, Bruno César de Araújo Loureiro e seus irmãos não pensaram duas vezes: ao saberem da notícia de que a matriarca da família não mais se restabeleceria decidiram fazer a doação dos órgãos. Muito tranquilo e com um olhar de saudades, o filho conta que a mãe nunca expressou abertamente a vontade de ser doadora, mas sempre foi favorável a essa questão. “Ela não precisava dizer. Como professora e educadora, minha mãe sempre levantou a bandeira de ajuda ao próximo e estamos muito felizes e orgulhosos de poder ajudar outras pessoas”.

A equipe de captação e transplante renal da Santa Casa foi acionada e realizou a cirurgia na tarde desta sexta-feira (25). Os dois rins serão encaminhados para receptores compatíveis no estado de São Paulo e os pacientes deverão passar pelo procedimento cirúrgico ainda na noite de hoje. Os médicos que conduziram a captação dos órgãos, Adriano Lyrio e Waldemar Abe, ressaltaram a importância de gestos como esse: “O que precisamos é que as pessoas tenham a noção de podem ajudar o próximo. Muitas vidas podem ser salvas por esse gesto altruísta”, explicam.

Para a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos, Ana Paula Silva das Neves, o ano de 2018 tem boas perspectivas de aumento no número de captações. “As pessoas cada vez mais estão se conscientizando da importância da doação de órgãos e é muito importante também que os hospitais tenham sempre a iniciativa de notificar a OPO caso surjam novas oportunidades como o Hospital da Cassems fez”, ressalta.

O Hospital Cassems de Campo Grande realizou a sua primeira captação de órgãos em novembro de 2017, quando foram encaminhados para transplante rins, córneas e fígado.




Deixe seu comentário