Campo Grande, 15/10/2021

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 10 maio, 2018

HOSPITAL CASSEMS DE CAMPO GRANDE LANÇA PROJETO DE MUSICOTERAPIA


Lançamento oficial do Projeto de Musicoterapia do Hospital Cassems de Campo Grande proporcionou momentos de emoção e alegria.
DSC_2447_1.jpg
Uma noite nos acordes da música. Assim foi o lançamento oficial do Projeto de Musicoterapia do Hospital Cassems de Campo Grande, nessa terça-feira (8). O evento contou com a participação e apresentação especial do Coral do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, regido pela professora Reny Graeff Sudbrack. Estiveram presentes o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, diretores e conselheiros da Caixa de Assistência, além de colaboradores do hospital.
Beneficiários e usuários do hospital também puderam desfrutar de alguns minutos de leveza, descontração e encantamento musical. O Coral do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, regido por sua fundadora, a professora Reny Gaeff Sudbrack, apresentou dez clássicos da música brasileira e regional. “Estou muito satisfeita em poder participar do lançamento desse projeto. Com certeza a iniciativa irá colaborar para a recuperação das pessoas necessitadas de sons harmoniosos, melodias tranquilas e ritmos silenciosos, carregados de emoção e esperança em dias melhores”, comemora a regente, ao iniciar a apresentação do coral.
Os efeitos terapêuticos logo começaram a aparecer nas feições das pessoas que assistiram o evento. Sorrisos, olhares mais leves e encantamento encheram de luz o saguão do hospital. Maria Marta de Deus, que está com o neto internado, no intervalo de uma das músicas se manifestou agradecendo pelo espetáculo. “Eu quero agradecer por esse momento. Meu neto está internado para tratar um câncer e vendo a sua força, eu me sinto mais forte”, disse, se referindo à dedicação da regente, que aos 89 anos e após um derrame que a colocou numa cadeira de rodas, continua se dedicando à música.
A apresentação do Coral do Tribunal de Contas foi apenas a introdução do Projeto de Musicoterapia. O projeto, além de incluir o trabalho de estímulo aos pacientes por meio da música, também tem como um de seus objetivos a formação do Coral do Hospital Cassems de Campo Grande, cuja madrinha é a professora Reny. “A musicoterapia é uma proposta do hospital, em busca da humanização, como um conjunto de práticas que servem para os pacientes, mas também tem o lado que se volta para os colaboradores, com a criação do coral”, ressalta Gabriel Scatena, coordenador do projeto.
Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o lançamento do Projeto de Musicoterapia é a realização de mais uma meta proposta ainda na concepção da unidade hospitalar da Caixa de Assistência. “Desde o início, nós da Cassems, sonhamos em fazer deste hospital uma referência não apenas na qualidade do atendimento, mas na humanização. Trazer a arte para dentro da unidade hospitalar, na forma de música, é proporcionar um pouco de alívio nos momentos em que o processo de cura se torna mais doloroso”, afirma Ayache.
Miriam Ibanhes
AssCom Hospitais Cassems



Deixe seu comentário