Campo Grande, 03/05/2024 08:47

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 25 ago, 2023

Nelsinho Trad deixou sua marca como prefeito da capital


Nascido em 5 de setembro de 1961 em Campo Grande (MS), o médico e político Nelson Trad Filho, mais conhecido como “Nelsinho Trad”, foi prefeito da capital de Mato Grosso do Sul por dois mandatos consecutivos, no período de 1º de janeiro de 2005 a 1º de janeiro de 2013, ganhando a fama de o “Prefeito das 1.000 Obras Entregues”.

Senado pelo PSD e filho do experiente político Nelson Trad, ele formou-se em Medicina pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro (RJ), com especialização em Cirurgia Geral, Urologia, Medicina do Trabalho e Saúde Pública.

O ex-prefeito foi casado com Maria Antonieta Amorim, com quem tem dois filhos, e, atualmente, é casado com Keilla Soares, com quem é pai de uma menina. Começou sua carreira política como diretor-adjunto do Previsul (Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso do Sul) no governo de Pedro Pedrossian.

Filiado ao PTB, foi eleito vereador por Campo Grande em 1992 e reeleito sucessivamente em 1996 e em 2000. No biênio 2001/2002 presidiu a Câmara Municipal. Em 2002, elegeu-se deputado estadual mais votado, com 36 283 votos.

Em 2003, se transferiu do PTB para o MDB, onde se candidatou à prefeito da capital em 2004, vencendo a disputa em primeiro turno com 213 mil votos, que teve como vice-prefeita Marisa Serrano. Como prefeito, foi agraciado em 2006 pelo então vice-presidente José Alencar com a admissão à Ordem do Mérito Militar no grau de Oficial Especial.

Em 2008 foi reeleito prefeito com 288.821 votos ou 71,41% dos votos válidos, tendo como vice-prefeito Edil Albuquerque. Em 2014, disputou a eleição para o governo estadual de Mato Grosso do Sul com apoio do então governador André Puccinelli (MDB). A campanha digital de Nelsinho, coordenada pela empresa Medialogue Digital, foi uma das primeiras no Brasil a usar de forma ampla o WhatsApp, ferramenta que posteriormente tornou-se foco de divulgação de informações falsas e disparos em massa em eleições.

Em 2018, de volta ao PTB, foi eleito senador pelo Mato Grosso do Sul com 424.085 votos ou 18,37% dos votos válidos. Em 2019, se transferiu novamente de partido, desta vez para o PSD, onde está até hoje, mas, já se cogita que pode migrar para o PL, partido do ex-presidente da República, Jair Bolsanro, que teria feito o convite.

As 1.000 obras

Como prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad edificou inúmeras obras e entregou a maioria delas para a população e, por isso, tenha tanta aprovação popular. No último ano do seu 2º mandato, ele entregou ciclovia da Avenida Afonso Pena e a revitalização da Avenida Julio de Castilhos, bem como a nova estação rodoviária, revitalização da Praça Ary Coelho, lançamento do Polo Industrial das Moreninhas, apoio à Agricultura Familiar, desde o plantio à comercialização, com a criação da Feira de Orgânicos, na praça do Rádio Clube e no estacionamento do Paço Municipal.

Ele construiu 5 novas Unidades Básicas de Saúde e aumento do quadro de servidores da saúde em 61%. Aumento no número de médicos com a entrada de novos profissionais formados na Uniderp/Anhanguera e Universidade Federal da Grande Dourados. Lançou a construção do Centro de Belas Artes, aumento do efetivo da Guarda Municipal, construção do Parque Linear Cabaça, conclusão das obras dos complexos na Avenida Mato Grosso e Ceará, prejudicados pelas chuvas, conclusão de parte da Orla Morena e entrega de casas no conjunto Dom Antônio (320 unidades).

Ainda gestão dele, foi lançado o Parque Bálsamo, com mais de 1000 casas, a Orla Morena 2 – área que vai até o Aeroporto de Campo Grande, com previsão de construção de uma praça na entrada da cidade e área de lazer, a Orla Ferroviária- Área que compreende o início da linha (defronte ao antigo Hotel Gaspar) até a Cândido Mariano, onde haverá ciclovia, área para Cooper e uma praça de alimentação com barracas de várias nacionalidades.

Reforma da Avenida Júlio de Castilho, sendo que a empresa vencedora da licitação terá que apresentar um cronograma de obras que não cause tanto transtorno ao comerciante do local. Modernização de todos os semáforos da Capital, construção de corredores de ônibus. Já reformamos os banheiros por 16 vezes e foram destruídos”, desabafou Nelsinho. O sistema de catraca PegFácil, de ônibus, que foi adequado à nova arquitetura da praça. Nelsinho ainda entregou quatro Unidades Básicas de Saúde e quatro EMEIs.

Como Senador, Nelsinho Trad, continua trabalhando por Campo Grande e Mato Grosso do Sul.




Deixe seu comentário