Campo Grande, 23/06/2024 03:35

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 29 ago, 2023

Prefeita anuncia eleições de diretores em Emeis em Campo Grande


Agora, os diretores dessas 106 unidades serão escolhidos por voto, por meio de eleição direta.

Prefeita durante o anúncio sobre eleição (Foto: Divulgação )

Mais de 100 professores e diretores da Semed (Secretaria Municipal de Educação), que estavam reunidos na tarde de ontem (28) na sede da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) se emocionaram com o anúncio feito pelo Executivo Municipal, em atendimento ao pedido de eleições nas Escolas Municipais de Educação Infantil.

O cumprimento da lei que regulamenta as eleições nas Emeis, sancionada desde 2018, foi atendido pela prefeita Adriane Lopes, após anos de espera pela categoria. Agora, os diretores dessas 106 unidades serão escolhidos por voto, por meio de eleição direta.

Segundo o presidente da ACP, Gilvano kunzler, com mais essa vitória, a categoria conquista mais de 60% das pautas atendidas pela gestão administrativa apenas neste ano de 2023, o que é algo histórico para o segmento.

“O magistério começou o ano com cinco problemas grandes para resolver, sendo a estrutura das escolas, precarização e isso o Município já está atendendo com a reforma de todas as unidades simultaneamente. Em seguida foi o concurso público que a Prefeitura já anunciou e o edital deve sair agora em setembro. Em terceiro lugar é a eleição nas Emeis, que fomos agraciados hoje, ou seja, mais de 60% atendidos. Também já passou por aqui a repactuação da lei do piso que deve ser encaminhado para a Câmara ”, ressalta Gilvano.

Durante a reunião desta tarde, a professora da educação infantil Rosileide Lima da Silva leu o pedido elaborado pelo Sindicato, assinado pelos educadores e entregue à prefeita. Emocionada, ela comemorou, principalmente o fato do pleito ser atendido ainda este ano.

“Hoje é um momento histórico, é um marco na educação infantil e na história de Campo Grande. Há anos nós lutamos por isso e hoje conseguimos a assinatura da Prefeita para que aconteçam as eleições nas escolas, para que o professor, o pai, possam escolher quem vai cuidar melhor da escola e do seu filho. Nós estamos arrepiadas, emocionadas, com um sentimento enorme de gratidão, pois isso significa muito para nós”, pondera Rosileide.

Para a prefeita Adriane Lopes, valorizar as demandas da categoria é priorizar a Educação e o futuro da Capital.

“Hoje, estou aqui pelo respeito que nós construímos. Respeito abre portas e hoje estou aqui para dizer que vamos sim realizar eleições para as EMEIs. Nós temos priorizado a educação porque acreditamos nela e no seu poder transformador. A valorização da educação é muito importante, e vocês são responsáveis em encaminhar as nossas crianças, desde a primeira infância, para o futuro. Já vamos encaminhar uma comissão para que a eleição ocorra ainda neste ano e que 2024 comece com uma gestão democrática dentro das nossas Emeis”, pontuou.

“Isso é gestão democrática, nós lutamos por isso há anos. O poder de escolha na mão de quem vive dentro da escola, dos professores, dos alunos, dos pais. Serem eleitos, escolhidos, com respeito, pela comunidade. Nós estamos emocionados pois a gestão tem tido essa sensibilidade, de priorizar a educação, de entender essas pautas. É uma grande vitória para a educação”, ressaltou a presidente do Condaem (Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais), Maria Lúcia de Fátima Oliveira.




Deixe seu comentário