Campo Grande, 05/03/2024 03:45

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 26 fev, 2018

Sesc Saúde Mulher já fez mais de 5 mil atendimentos com preventivos e mamografias


Em pouco mais de um ano, o Sesc Saúde Mulher, unidade móvel de prevenção ao câncer, já realizou 3 mil mamografias e 2,3 mil exames preventivos. As ações são em parceria com as prefeituras e têm ajudado milhares de mulheres na luta contra o câncer, seja na prevenção ou diagnóstico precoce, contribuindo com a qualidade de vida nos municípios.
“O Sesc tem a saúde como um de seus braços de atuação, em busca da qualidade de vida aos comerciários, que é nossa clientela preferencial. Seja por meio da saúde, educação, lazer, ações sociais ou cultura, o Sesc trabalha para a conquista da qualidade de vida”, diz a diretora regional, Regina Ferro. Regina lembra que as prefeituras interessadas devem enviar ofício ao Sesc manifestando interesse na realização da parceria, que inclui algumas contrapartidas por parte do solicitante.
Histórico

A primeira atuação do Sesc Saúde Mulher foi de outubro de 2016 a fevereiro de 2017 no Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande. De março a maio do ano passado, a Unidade esteve em Chapadão do Sul; de junho e dezembro em Ponta Porã e hoje está em Nova Alvorada do Sul, onde fica até 30 de março.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um veículo especialmente construído para abrigar uma sala de mamografia e outra para as coletas do preventivo. Para a realização das mamografias a sala foi adequada aos padrões técnicos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e equipada com um mamógrafo digital de última geração, que proporciona imagens de alta definição.
A unidade tem capacidade de realizar 32 mamografias e 32 preventivos Papanicolau por dia. Os exames de mamografia são realizados em mulheres assintomáticas de 50 a 69 anos sem necessidade de encaminhamento médico ou fora desta faixa etária mediante solicitação do médico e justificativa. Já o exame de Papanicolau, é feito em mulheres entre 25 e 64 em atividade sexual, sem necessidade de encaminhamento médico.
A equipe de trabalho é formada exclusivamente por mulheres, técnicas em radiologia e enfermeiras que integram o quadro de colaboradores do Sesc.
Serviço 
O contato do Sesc Saúde Mulher para interessados em parceria é o (67) 3311-4300 ou pelo e-mail saudemulher@sescms.com.br.
Fonte: InfinitoComunica



Deixe seu comentário