Campo Grande, 19/04/2024 15:51

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Cidades

Cidades • 19 fev, 2024

Abilio Diniz, adeus


Morre Abilio Diniz, aos 87 anos ( De O Globo)

Abilio Diniz, 87 anos, morreu em São Paulo. Um dos empresários mais importantes e influentes do Brasil nas últimas quatro décadas, Abilio estava internado há cerca de um mês no Hospital Albert Einstein com pneumonia. Esteve na UTI do hospital durante todo este período.

Abilio estava de férias em janeiro em Aspen (EUA), se recuperando de duas cirurgias no joelho. Lá, começou a passar mal e retornou ao Brasil.

Foi durante quase seis décadas presidente e controlador do grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai. Depois de uma feroz disputa judiciária com seu sócio francês, o Casino, vendeu em 2013 sua participação na empresa, mas não deixou o varejo de supermercado.

Tornou-se sócio do Carrefour (ocupava a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil e integrava o board do Carrefour mundial, onde era um dos maiores acionistas).

A Península, a empresa de participações da família Diniz, é atualmente o segundo maior acionista do Carrefour global. Detém 8,4% de participação e 13,73% do capital votante — à sua frente, somente a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.

A este colunista, por exemplo, numa conversa em seu escritório da Avenida Faria Lima, no ano passado, sugeriu não deixar de montar uma série de exercícios para fortalecer as pernas: “É importante pernas firmes para quando chegar a velhice, previne quedas”.

Em 11 de dezembro de 1989, Diniz foi vítima de um sequestro em São Paulo que durou seis dias. Seus sequestradores, procedentes de vários países sul-americanos, foram presos.




Deixe seu comentário