Campo Grande, 27/11/2021

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Crônicas

Crônicas • 25 abr, 2020

‘ENTRE AMIGOS’ – por Martha Medeiros


Para que serve um amigo? Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra. Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.

Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, “A Identidade”, que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.

Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo construído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão. Veremos.

Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.

Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.

Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o réveillon.

Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado.

Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.

Duas dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um, amém.

Martha Medeiros


Comentários

  1. Sara Vieira Lopes disse:

    esse texto tem uma otima reflexao. amigo di verdade e aquele que nao abondona, e aquele que se precisar de um ombro pra chorar ele vai estar la com vc. amigo di verdade e aquele que se c ligar 4hrs da manha ele vai te atender, amigo di verdade e aquele que se vc precisar de um conselho ele vai estar la te dando conselhos, conselhos saudaveis, conselho de amigo. isso sim e um amigo que vc pode contar.

  2. Maria Luiza da Silva disse:

    Verdade amigo e aquele que vai ti apoiar , em em todas as horas , vai lutar com vc em momentos ,ruins ,ou bom .

  3. Maria Luiza da Silva disse:

    Concordo amigo ele é sincerio em que faz ajuda em momentos , difícil, está com a gente em todos os momentos , nós ,apoia ,ajuda , chora , com a gente ,então ,temos, que , zelar desse amigo .

  4. Lorena Viana Freire disse:

    De acordo ao exposto. Uma amizade verdadeira é aquela que está contigo em todos os momentos e que nunca vai te abandonar.

  5. Itauana santos disse:

    Regras de ouro

    Primeiro passo para ser amigo(a) tem que ter respeito e responsabilidade.

    Segundo passo tem que confiar e ter confiança.

    Terceiro passo vc tem q realmente ajudar e não há decepciona.

  6. Gabrielle Santos da Cruz disse:

    1- Para ter uma amizade harmônica e prazerosa, é necessário acima de tudo, ter humildade, ser Gentil, engraçado, e estar com seu amigo (a), em todos os momentos da vida dele (a), sendo os momentos bons, e principalmente triste, por que é dos momentos que todos mais precisamos, de alguém pra desabafar, e poder contar tudo.❤️

  7. Railane farias dos Santos disse:

    Na maioria das vezes falamos que temos amigos verdadeiro mais nenhum querem que você esteja lá no topo sempre faz algo para de derrubar amigo de verdade mesmo e sua mãe e Deus tem alguns que querem seu bem mais outros que e só com vc nos momentos de fama ou amigo de copo que temos muitos alguns de verdade então valorize os amigos de verdade que tenha pois estar muito difícil de achar uma pessoa que você confie bastante

  8. Michel marques silva santos disse:

    Amigo de vdd é aquele que com um simples gesto compreede tudo que vai na nossa mente

  9. Maísa de Jesus cruz disse:

    Um amigo verdadeiro e aquele que ver que a pessoa tá com dificuldade de desabafar e ele vai lá e dar conselhos.deve ser tão bom ter amigos verdadeiros ou umas amigas verdadeiras mais isso eu acho meio difícil pq os próprios amigos da gente tem inveja daquilo que a gente conquista.então pra mim isso não é amizade verdadeira isso é amizades falsas,e o que tem mais nesse mundo e inimigos.

  10. Alessandra Lopes Pereira disse:

    A melhor coisa da vida é ter um amigo verdadeiro!

  11. Jeisana de Jesus da Silva disse:

    Ser amigo é saber pedir desculpas mesmo estando errado, é respeitar sua opinião e suas atitudes, é agradecer pelas coisas boas ou ruins, ser amigo é xingar e gritar de fez em quando, e independente de tudo é ta te apoiando e te ajudando!
    Amizades surge do nada, e se torna algo tão especial em nossas vidas, sendo uma parte de nossa história.

  12. Mirella auane silvestre carvalho disse:

    Realmente,amigos de verdade são aqueles que estão com nois independente que qualquer situação,de qualquer crise de ansiedades,de qualquer choro na madrugada , amigo de verdade é aquele que em qualquer situação vc pôde contar com o apoio dele ,que ele ira te ajudar ! Amigos são poucos ,mais colegas temos de montão .



Deixe seu comentário