Campo Grande, 19/04/2024 14:08

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 jul, 2021

Maior estudo de vacinação em massa do Brasil começa em 13 cidades de MS


No próximo sábado (3) a imunização será a partir dos 25 anos e no domingo (4) todos com mais de 18 anos poderão ser vacinados.

Vista do prédio da Secretaria de Saúde em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Cerca de 165 mil pessoas receberão as doses únicas da Janssen, em 13 cidades de Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (2), começa o maior estudo de vacinação em massa contra Covid, no Brasil, de acordo com infectologista, pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e coordenador da pesquisa, Júlio Croda.

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), Corumbá está recebendo 34.950 doses e Ladário 14.400 doses. As duas cidades somam a maior população na região de fronteira do estado. Em Corumbá, a aplicação teve início às 7h (de MS) e fará a imunização por idades. No caso, a aplicação será para quem tem 30 anos ou mais.

No sábado (3) a imunização será a partir dos 25 anos e no domingo (4) todos com mais de 18 anos poderão ser vacinados. Já Ladário começa ás 8h e, como a cidade já estava mais adiantada no cronograma, vai vacinar pessoas com 18 anos ou mais. São ao todo 13 pontos de imunização nas duas cidades.

Os municípios ainda estão recebendo o apoio do Exército e da Marinha para imunizar toda a população até a próxima quarta-feira (7). Ponta Porã, na região sul do estado, inicia a vacinação em massa com o imunizante Janssen dose única. Serão vacinadas pessoas acima de 18 anos, pelo critério de idade, começando por quem tem acima de 36 anos.

A vacina acontecerá das 7h às 23h em três pontos: centro de convenções Ginásio do Marambaia (Rachid Derzi) e Ginásio do Ipê (Iran Garcete). É necessário levar documentos como RG, CPF, Cartão SUS e Comprovante de Residência.

No dia 2 de julho, será acima de 36 anos. Já no dia 3 de julho, acima de 32 anos. No dia 4, acima de 28 anos. Dia 5 de julho, acima de 25 anos. Dia 6 de julho, acima de 21 anos, dia 7 de julho, acima de 18 anos.

Já em Caracol, ‬distante 377 km de Campo Grande, as doses chegaram e a imunização começa nesta sexta (2), sendo dedicada para toda a população a partir dos 18 anos. As doses serão aplicadas a partir das oito da manhã, até às cinco da tarde, na secretaria de saúde.

Em Coronel Sapucaia, região de fronteira com o Paraguai, também começa a imunização para os maiores de 18 anos. As doses estarão disponíveis das 7h às 23h e das 13h às 17h, no posto Tremembé.

Japorã começa a vacinar nesta sexta (2) às 7h, inclusive com busca ativa por moradores que já poderiam ter sido imunizados. Mundo Novo tem a vacinação em massa prevista pra começar às 8h desta sexta (2) em 4 pontos, sendo o principal no salão paroquial da cidade.




Deixe seu comentário