Campo Grande, 27/04/2024 17:34

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 08 mar, 2024

Adriane Lopes Apresenta Novo Secretário de Governo, Marco Aurélio Santullo


A prefeita Adriane Lopes anunciou nesta quinta o nome do seu novo Secretário de Governo, Marco Aurélio Santullo. Marco assume o cargo no lugar do vereador João Rocha, que retorna ao exercício do seu mandato na Câmara Municipal. A apresentação contou com a presença de várias autoridades, incluindo a senadora Tereza Cristina, o deputado federal Dr. Luiz Ovando, o secretário de Governo Rodrigo Pérez, o deputado estadual Lídio Lopes e diversos vereadores da base da prefeita.

Este anúncio ocorre em um momento crucial, próximo ao início de uma das eleições mais disputadas dos últimos anos. Adriane Lopes escolheu Marco Santullo para fazer parte de sua equipe, reconhecendo sua experiência na gestão municipal e o considerando um jogador de peso para contribuir com seu conhecimento.

Marco Aurélio Santullo, nascido em 5 de março de 1963, no município de Aquidauana (MS), possui uma trajetória de vida marcada pela dedicação ao serviço público. Desde a infância, trabalhou como entregador de jornais e office-boy da Apemat. Filho de um ferroviário, mudou-se para Campo Grande (MS) em 1978 para concluir o ensino médio.

Sua carreira no serviço público teve início como auxiliar-administrativo na Secretaria Estadual de Saúde. Posteriormente, cursou Administração de Empresas e Ciências Políticas em Brasília (DF) e se tornou auditor da Controladoria na Fundação de Serviço Social do Distrito Federal. Em 1982, passou a trabalhar na Câmara dos Deputados como assessor técnico legislativo, especializado em assuntos constitucionais e regimentais, até o final de 1985.

No início de 1986, participou de um grupo técnico legislativo da Câmara dos Deputados, viajando para Londres, na Inglaterra, e para o Congresso Americano, com o objetivo de estudar o parlamento e contribuir com a elaboração das subcomissões temáticas da constituinte. Entre 1987 e 1988, atuou como assessor-técnico da Assembleia Constituinte e, de 1988 a 1994, foi chefe da Assessoria Legislativa do PSDB, trabalhando com líderes como Euclides Scalco, Jaime Santana e José Serra.

Em 1995, recebeu um convite do presidente da República Fernando Henrique Cardoso para trabalhar na Subchefia de Assuntos Legislativos do Palácio do Planalto, cargo que ocupou até o final de 1996. Em dezembro de 1996, foi nomeado ministro interino do Ministério da Coordenação Política, assumindo também a chefia de Gabinete do Ministério e sendo responsável pela interface entre o governo federal e o Congresso Nacional. Durante esse período, teve participação ativa nas necessidades políticas e administrativas de Mato Grosso do Sul, aumentando em 28% o repasse do benefício de Proteção Continuada para o Estado, enquanto presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

No final de 2002, retornou a Mato Grosso do Sul e casou-se com Tabatha Fiorini, com quem tem dois filhos, Ana Luize e Vitor Aurélio. Em julho de 2016, assumiu a superintendência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Em 2019, a convite da deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi nomeado diretor-administrativo-financeiro da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), além de exercer a função de secretário-geral do DEM de Mato Grosso do Sul.

Em 2021, Marco Aurélio Santullo foi secretário especial do Escritório de Assuntos Estratégicos com os Municípios da Casa Civil, durante a gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja. E, em 2023, foi nomeado pelo governador Eduardo Riedel para exercer o cargo de diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab).

Com toda essa bagagem e experiência, Marco Aurélio Santullo chega como o novo Secretário de Governo de Adriane Lopes, trazendo consigo um vasto conhecimento e habilidades que certamente contribuirão para o desenvolvimento e sucesso da gestão municipal. Sua nomeação é um sinal de confiança e comprometimento com a busca de soluções efetivas para os desafios enfrentados pela cidade.

A prefeita Adriane Lopes e sua equipe têm grandes expectativas em relação ao trabalho de Marco Aurélio Santullo como Secretário de Governo. Acredita-se que sua atuação será fundamental para fortalecer a administração municipal e garantir o progresso e bem-estar da população de Campo Grande.




Deixe seu comentário