Campo Grande, 27/04/2024 15:37

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 mar, 2022

Alcoolismo feminino: Projeto de Lucas de Lima prevê programa de prevenção


O deputado Lucas de Lima (Sem Partido), protocolou nesta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que prevê a criação do Programa Estadual de Prevenção ao Alcoolismo entre Mulheres em todo o Estado.

O projeto tem como objetivo promover a implantação de uma política pública que produza um conjunto de, diagnósticos da prevalência dos Transtornos por Uso de Álcool nos diferentes territórios, ações preventivas e serviços de acolhimento e tratamento que contribuam de modo eficaz para a redução do consumo de bebida alcoólica entre as mulheres, buscando inibir a ingestão excessiva que, entre outras consequências, causa graves riscos à saúde, sendo considerada bebida alcoólica, para os efeitos desta Lei, toda bebida potável com qualquer teor de álcool.

Será criado a Semana de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo, a ser realizada na semana onde acontece o 18 de fevereiro consagrado como Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, com o objetivo de realizar eventos e atividades voltados a estimular a redução do consumo de álcool entre o público feminino.

“Precisamos tratar o desconhecimento e até medo do tratamento, preocupações com a privacidade, que são estigmas morais que negam se tratar de uma doença e não um desvio de caráter da pessoa. Pois estudos apontam o aumento e prevalência dos Transtornos por Uso de Álcool (TUA) em nosso país, que tem as taxas mais altas do mundo entre mulheres. Estima-se que quase 107 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de distúrbios relacionados ao uso da bebida alcoólica e menos de 10% recebem cuidados adequados”, justificou o deputado.

Por Dani Mendes – jornalista do gabinete parlamentar




Deixe seu comentário