Campo Grande, 10/07/2025 03:14

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 jun, 2025

ALEMS inaugura usina de energia solar e mira neutralidade de carbono até 2030


Com 1,3 MWp de potência, sistema fotovoltaico vai zerar conta de luz e abastecer prédio atual e futuras instalações da Assembleia

Placas geradoras foram instaladas no teto da Casa Legislativa em uma área de 6.100m²

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deu um passo histórico rumo à sustentabilidade com a inauguração, nesta quarta-feira (25), da sua usina geradora de energia solar fotovoltaica, instalada no teto da sede legislativa, em uma área de 6.100 m². A iniciativa visa tornar o Legislativo autossuficiente em energia e reduzir os impactos ambientais com foco na neutralidade de carbono até 2030.

O sistema instalado tem potência de pico de 1,30 MWp e capacidade de gerar 1.908.525,6 kWh por ano, o suficiente para atender todo o prédio atual e as futuras ampliações planejadas até 2050.

“Estamos preparando a Assembleia para os próximos 20 anos. Essa entrega representa nosso compromisso com a energia limpa e a responsabilidade ambiental”, afirmou o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP).

Detalhes técnicos da usina

  • 1.907 módulos fotovoltaicos Risen 695Wp
  • 8 inversores Sungrow de 110kW cada
  • Instalação e execução: MS Energy Engenharia
  • Obra concluída em 60 dias, com aprovação da concessionária para início imediato da geração de energia

Segundo o arquiteto da ALEMS, Neder Schabib Peres, a instalação foi considerada “técnica e rápida” e já está pronta para operação.

Economia e projeção de retorno

primeiro secretário da ALEMSdeputado Paulo Corrêa (PSDB), estimou que a usina deve gerar uma economia mensal de cerca de R$ 110 mil, valor atualmente gasto com energia elétrica.

“A estrutura foi projetada com 25% de margem adicional para garantir o abastecimento da Casa até 2050. E estamos estudando a compra de baterias para garantir funcionamento contínuo mesmo em dias nublados”, declarou Corrêa.

Sustentabilidade legislativa

A usina solar integra um pacote de ações sustentáveis da atual e da gestão anterior, que inclui a construção do estacionamento vertical sem supressão de árvores e reformas estruturais no prédio.

“Recebemos a Assembleia pronta para avançar. Esse projeto é para a população, é eficiência administrativa com responsabilidade ambiental”, destacou Gerson Claro.




Deixe seu comentário