Campo Grande, 16/04/2024 17:04

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 jun, 2022

Após pressão, ônibus voltam a circular em Campo Grande nesta quarta


Foi acordado que os pagamentos dos adiantamentos de 40% dos salários dos motoristas do transporte coletivo serão feitos em 28 de junho

Em dia normal, mais de 150 mil pessoas utilizam o transporte público (Foto: Prefeitura)

Os ônibus devem voltar a circular em Campo Grande nesta quarta-feira (22). O retorno às funcionalidades do transporte coletivo foi acordado após reunião de conciliação entre sindicato dos motoristas, órgãos públicos e Consórcio Guaicurus no fim de terça-feira (21), dia marcado pela paralisação do transporte de ônibus na capital.

Para o advogado do sindicato das empresas de transportes coletivos urbanos de passageiros de Mato Grosso do Sul, Felipe Barbosa da Silva, a reunião foi proveitosa, porém o verdadeiro problema que é o equilíbrio das finanças do Consórcio Guaicurus ainda está em aberto.

“Através do diálogo conseguimos um acordo momentâneo, atrasamos o pagamento do adiantamento para semana que vem. Porém, em tese, o adiamento não resolve os problemas das empresas. A situação em definitivo demanda uma intervenção dos órgãos públicos, do Tribunal de Contas e da prefeitura”, detalhou.

O principal motivo da paralisação era porque os motorista não receberem vale quinzenal, na segunda-feira (20), como era previsto. Durante a reunião de conciliação, ficou determinado que a antecipação de parte do salário fica agendada para 28 de julho, na próxima terça-feira.

“Ônibus vão sair normal das garagens e as empresas disseram que vão cumprir com o pagamento, não é o que queríamos, mas temos a liminar. Com a intermediação do Ministério Público e Tribunal foi sugerido a proposta, mas não conseguimos que o pagamento fosse feito amanhã”, detalhou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo, Demétrio Ferreira.

Durante a conciliação também foi definido que o dia de greve será considerado como “abono”.

Paralisação 

A capital amanheceu sem transporte coletivo, afetando vários moradores. A decisão da paralisação do serviço ocorreu após funcionários do Consórcio Guaicurus não receberem vale quinzenal na segunda-feira (20), como era previsto.

Durante a tarde, o  TRT (Tribunal Regional Trabalho) determinou que 80% da frota de ônibus volte a circular em Campo Grande nesta terça-feira (21). Além de determinado o retorno imediato, a decisão coloca multa diária de R$ 200 mil caso a liminar for descumprida. Com G1 MS.




Deixe seu comentário