Campo Grande, 19/04/2024 15:50

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 mar, 2024

Aprovado PL do professor Rinaldo sobre a Semana do Cooperativismo


 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que cria e inclui no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado a Semana do Cooperativismo, matéria proposta pelo deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PODEMOS/MS).

O deputado é Coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo da ALEMS. O grupo de trabalho é composto por 21 deputados e tem como atribuição propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas ao cooperativismo.

“Desde que conheci esse modelo de negócio me interessei em saber mais e a buscar meios de propor políticas públicas que valorizasse e fomentasse o cooperativismo, principalmente pela importância que ele tem em nosso estado, já que somos expoentes no agronegócio, e o cooperativismo está presente fortemente nesse setor, representando importância para o fortalecimento também de nossa economia como um todo”, destaca o deputado.

Baseado na união de pessoas, por ser este o seu maior capital, o cooperativismo é um modelo socioeconômico com referenciais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. O Brasil possui 8 das 300 maiores Cooperativas do mundo, sendo representado pelo sistema OCB – Organizações das Cooperativas Brasileiras, Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

No Mato Grosso do Sul são 126 Cooperativas distribuídas por diversos segmentos econômicos, expressivamente nos setores de saúde, agropecuário, crédito e transporte. São mais de 451 mil Cooperados e 12.931 mil funcionários.

Em 2016 propomos o Dia Estadual do Cooperativismo, que hoje é lei e comemorado todo dia 1° de julho, desde então nossa parceria com a OCB/MS vem se fortalecendo, e agora propor a semana estadual vamos ainda mais fomentar o cooperativismo em nosso estado. Agradeço a todos os deputados e deputadas pela aprovação e também ao apoio da OCB/MS na figura de seu presidente, Celso Regis”, diz Rinaldo.

A Semana Estadual do Cooperativismo tem previsão de ser realizada anualmente, na primeira semana de julho, coincidindo com o Dia do Cooperativismo previsto na Lei nº 4.939/16. A proposta segue em tramitação, aguardando a sanção do Governo do Estado.




Deixe seu comentário