Campo Grande, 28/04/2024 23:10

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 fev, 2024

Atraso nos repasses da Saúde: Lucas de Lima vai agir


Lucas de Lima convidou a Comissão do Piso para participar de encontros e debates sobre o repasse dos recursos. No dia 28 de março acontece a prestação de contas da Secretaria Estadual de Saúde na Assembleia Legislativa. Na ocasião, a Comissão terá a oportunidade de apresentar a realidade dos profissionais da enfermagem e cobrar soluções para o pagamento do piso salarial em dia.

A Comissão de Acompanhamento e Implementação do Piso Salarial da Enfermagem no Mato Grosso do Sul se reuniu, na manhã de quinta-feira (22/02), com o deputado estadual Lucas de Lima (PDT), presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa. O tema central da reunião é o atraso no pagamento do piso salarial aos profissionais dos hospitais regionais do estado.

Estiveram presentes o presidente da Comissão da Implementação do Piso, o conselheiro do Coren-MS, Dr. Enf° Wilson Brum, o presidente municipal da comissão da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados-MS (FUNSAUD), Sr. Técº Lindomar Freitas, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Mato Grosso do Sul, Sr. Técº Wesley Cássio Goully, ambos fazem parte da comissão.

Wilson Brum destacou a situação preocupante do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul em Campo Grande-MS, Dourados-MS e Três Lagoas-MS, salientando que o recurso do piso é verba carimbada. “O Estado tem atrasado bastante o pagamento e o retroativo, causando grande angústia aos profissionais da enfermagem”, afirmou.

Falta de Transparência

Lindomar Freitas reforçou a situação em Dourados-MS, chamando atenção para a falta de transparência por parte do governo estadual. “Os profissionais cobram o pagamento do piso salarial, pois contam com esse recurso para o pagamento de suas contas básicas”, disse.

Wesley Cássio Goully abordou a carência de representatividade da enfermagem no estado. “Precisamos romper essa barreira e buscar na Assembleia Legislativa a voz que a categoria merece”, destacou.

Posição do deputado

O deputado Lucas de Lima se comprometeu a agendar uma reunião com a Secretaria Estadual de Administração e a Secretaria Estadual de Saúde para discutir o problema dos atrasos no pagamento do piso salarial. “Devemos discutir o pagamento não só como complemento, mas como salário. Mato Grosso do Sul poderia encabeçar a ideia de pagar o piso e porque não ser o Estado que pague o melhor salário da enfermagem brasileira. Nada os impedem”, defende o parlamentar.




Deixe seu comentário