Campo Grande, 30/04/2024 09:39

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 30 nov, 2022

Barroso arquiva pedidos de investigação contra o presidente Bolsonaro


( Terra) – O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou na terça-feira ( 29) dois pedidos de abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostas irregularidades envolvendo a Petrobras.

As petições – uma apresentada por senadores petistas e outra pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) – foram motivadas por notícia publicada em junho deste ano pelo portal Metrópoles apontando possíveis crimes atribuídos a Bolsonaro. Segundo a reportagem, o ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco teria dito que em seu celular haveria “mensagens que incriminariam” o presidente da República.

Barroso argumentou que tomou a decisão de arquivar as petições a partir de posicionamento da PGR (Procuradoria-Geral da República).

“A Procuradoria-Geral da República, em sua manifestação, aponta que ‘não há mínimo elemento a sustentar a existência de ilícito penal e, consequentemente, a viabilizar a tramitação da presente petição'”, afirma o ministro na decisão.

As petições apontavam as possíveis práticas de prevaricação, corrupção passiva ou peculato, condescendência criminosa, violação de sigilo funcional, entre outros possíveis crimes




Deixe seu comentário