Campo Grande, 28/04/2024 08:19

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 09 mar, 2024

Campo Grande: Hospital Cassems realiza oitavo transplante de medula óssea


 

 

A equipe de oncologia do Hospital Cassems de Campo Grande comemorou mais um transplante autólogo de medula óssea bem-sucedido, na última sexta-feira (07). A técnica de Enfermagem Erika da Silva Dourado, que ficou 22 dias internada, é a oitava pessoa a passar por transplante na unidade hospitalar e a segunda mulher, número marcante na véspera do Dia Internacional da Mulher.

Em pouco menos de dois de anos do primeiro transplante, a servidora pública, vítima de mieloma múltiplo, realizou todo o tratamento no Hospital Cassems de Campo Grande e o procedimento foi feito de forma bem rápida. A responsável técnica pelo transplante e médica hematologista do Hospital Cassems de Campo Grande, Soraia Romanini, comemora a alta da paciente.

“A Erika tem 34 anos, é jovem, técnica de Enfermagem, mãe e, na véspera do Dia Internacional da Mulher, a gente comemora a alta dela com muita emoção. A gente percebe que tudo isso teve influência em como ela passou os dias aqui. Ela compreendia todos os riscos a que ela estava sendo submetida, além de ser uma pessoa de muita fé, muita entrega, acreditou muito no processo desde o início. Então, a gente tem hoje dupla comemoração, porque estamos fazendo o segundo transplante em uma mulher, nosso oitavo no total, e podemos comemorar a força, a garra e a resiliência que ela teve durante todo o processo”, afirma.

Extremamente emocionada, a mãe de Erika, Lindalva França da Silva, não cansa de elogiar a equipe que atendeu sua filha durante todo o tratamento.

“A emoção que eu estou sentindo hoje é cheia de alegria e gratidão, porque, apesar do sofrimento, a gente foi muito bem cuidada, com muito carinho. Os funcionários são excelentes, eles fazem coisas fora do trabalho deles, fazem de coração, que nos acolheram bastante, nos ajudaram bastante. Realmente, é uma emoção muito grande que eu não sei nem como descrever essa felicidade que estou sentindo. Eu quero agradecer a todos que cuidaram da gente, da senhora que vem fazer a limpeza até o médico. Essas senhoras da limpeza sempre conversavam com a gente. Elas deixam seus filhos, seus maridos para vim cuidar da gente. São pessoas especiais”, agradece Lindalva.

A paciente transplantada não mede palavras para agradecer o tratamento bem-sucedido recebido nas dependências do Hospital Cassems de Campo Grande. Ela, que também é da área da saúde, confiou nos profissionais e na estrutura da unidade hospitalar.

“Por mais que eu seja da área da saúde, a oncologia é uma área que eu não conhecia, não tinha muito conhecimento, mas eu fui muito bem acolhida aqui no hospital da Cassems. Eu trabalho em um hospital bem grande aqui de Mato Grosso do Sul, um hospital de referência e, quando eu tive o diagnóstico, até pensei em fazer o tratamento nesse hospital, mas como eu fui muito bem acolhida aqui na Cassems, resolvi fazer aqui. Foi tudo bem diferente para mim, me pegou de surpresa, foi um diagnóstico bem rápido e eu fui muito bem atendida aqui, não tenho que reclamar de nada, desde o pessoal da limpeza, equipe de enfermagem, médico. Eu recebi um excelente atendimento. Agradeço muito a Deus por eu ter sido muito bem acolhida, muito bem tratada e com muito carinho, e eu não tenho palavras de estar saindo de alta hoje, ir para casa, para a minha família, porque, essa área que eu fiquei é totalmente isolada, eu não recebia visitas. Então, hoje é como se eu tivesse renascido e eu vou ter agora duas datas de aniversário”, agradece Erika.

Para o diretor administrativo da unidade hospitalar, Alessandro Depieri, “o Hospital Cassems de Campo Grande segue o seu legado, o seu DNA de ser um hospital de referência no estado de Mato Grosso do Sul, no procedimento de medula óssea. Este é o oitavo paciente com transplante bem-sucedido e isso nos deixa muito felizes”.

O presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, lembra que, após quase cinco anos do recebimento da autorização para realizar o transplante de medula óssea, o Hospital Cassems de Campo Grande chega ao oitavo transplante.

“Um pouco mais de cinco anos atrás, nós estávamos comemorando a autorização dada pelo Ministério da Saúde para realizarmos transplantes de medula óssea e, hoje, estamos celebrando o oitavo transplante bem-sucedido, e o segundo em uma paciente mulher, no Hospital da Caixa dos Servidores de Campo Grande. Então, para todos nós da família Cassems, diretoria, conselheiros, colaboradores e médicos, é uma enorme satisfação divulgar essa notícia. Quando a gente ouve a frase: ‘a medula pegou’, um sentimento de gratidão toma conta de todos nós”, celebra o presidente da Cassems.

Fa




Deixe seu comentário