Campo Grande, 22/07/2024 06:45

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 jul, 2024

Colheita do algodão avança no MS


 

A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão divulgou no início desta primeira semana de julho, estimativa da colheita da atual safra.

Os dados foram levantados pela equipe de campo da Ampasul, na última semana de junho. Eles apontam o bom andamento da colheita e confirmam as primeiras estimativas de produtividade, divulgadas no início de maio.

Nas regiões sul as áreas foram 100% colhidas, a central do estado 67%, mas as regiões norte e nordeste, as maiores produtoras, as operações seguem em ritmo acelerado.

O clima está favorecendo o processo de colheita e transporte até as algodoeiras, para o beneficiamento.

Segundo os dados levantados, até a segunda-feira, 02 de julho 28,4% estavam colhidos, da área cultivada, que neste ano está sendo de 32.036. A produtividade, até o momento estimada está sendo de 310 a 330 arrobas por hectare.

Os números serão confirmados no final do processo de colheita e a qualidade média da pluma ainda será divulgada. A colheita do algodão em MS deve seguir até meados de agosto.

A Ampasul alerta os cotonicultores, para que sigam o protocolo de controle do bicudo, para que a praga seja controlada nesta e na próxima safra. O protocolo prevê medidas na lavoura, nos pátios das fazendas, das algodoeiras e o cuidado com o transporte, para evitar perdas e consequentemente surgimento de plantas voluntárias.

Fonte: Ampasul




Deixe seu comentário