Campo Grande, 28/04/2024 13:26

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 fev, 2024

Com luta de Marcio Fernandes, criadores e competidores conseguem passaporte equestre


Através de muito trabalho e dedicação do deputado Marcio Fernandes, os criadores, competidores e transportadores de equinos conseguiram o passaporte digital equestre no Mato Grosso do Sul. Na manhã desta terça-feira (20) representantes de diversas associações estiveram na sede do IAGRO para um treinamento sobre o novo sistema.

Com o passaporte digital os proprietários não vão precisar imprimir todas as documentações do animal como GTA, resenha e exame negativo de mormo. Agora, estas informações estarão presentes por meio de aplicativo, que o transportador vai apresentar aos órgãos de fiscalização nas estradas, sendo possível também baixar o PDF.

É uma luta antiga nossa, minha em especial, que a gente busca conseguir esse passaporte. Agora a gente consegue de fato esta conquista e que será muito importante para nós entendermos como faz para transportar o animal sem carregar um monte de papel. As vezes não tem onde imprimir, local de difícil acesso geralmente não tem um computador, mas celular todo mundo tem”, destacou Marcio Fernandes.

Diretor-presidente da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold
Diretor-presidente da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold (Foto: Fernando Hassessian)

O diretor-presidente da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, ressaltou que em 2023 foram realizados 340 eventos com equinos em Mato Grosso do Sul. “Se formos analisar é quase um por dia e por isso nossa preocupação no controle desses animais e também em dar agilidade ao processo. O IAGRO está sempre de portas e diálogo aberto para atender”, disse Daniel.

Para o diretor do Circuito de Laço Cumprido (CLC), Abeldes Junior, o Pitiço, o passaporte digital vai facilitar o transporte do animais e também dar agilidade aos competidores. “Muitas vezes o competidor não consegue ir para a prova porque não consegue emitir o documento. Hoje com o passaporte na mão é igual ter uma moto e sair no fim de semana. O competir vai fazer passeio, transitar de uma cidade para outra e tudo com o passaporte”.

Confira as solicitações feitas por Marcio Fernandes:

Marcio Fernandes desburocratiza o transporte de equinos em Mato Grosso do Sul

Marcio Fernandes consegue isenção para transporte de equinos em MS

Mapa: Atraso no credenciamento prejudica laboratórios de Anemia Infecciosa Equina em MS

Proprietários de equídeos terão facilidade para emissão de GTA

Portarias beneficiam produtores de cavalos e praticantes de laço comprido

Deputado Marcio Fernandes discute projetos com Médicos Veterinários

Com auxílio de Marcio Fernandes, Iagro revoga exame de mormo para eventos em MS

Com solicitação de Marcio Fernandes, Iagro lança passaporte digital equestre

Texto: Yarima Mecchi / Assessoria de Imprensa




Deixe seu comentário