Campo Grande, 23/04/2025 08:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 14 abr, 2025

Curso de Libras da Câmara ganha destaque e elogios


Com maior número de turmas, a Câmara Municipal de Campo Grande proporciona oportunidade para que servidores e pessoas da comunidade possam aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais), aplicando esse conhecimento no dia a dia. A funcionária do setor de vendas da empresa Sertão, Daise Daiane da Costa, iniciou o curso para melhorar a comunicação com o colega de trabalho, o Kevin, que é surdo e começou recentemente na loja.

“O meu gerente me passou a missão de treinar ele na operação de loja. Então eu pensei, como que eu vou fazer isso, se ele não fala e nem escuta. Aí surgiu essa oportunidade de fazer esse curso e achei importante. É uma maneira de fazer uma inclusão, ninguém lá sabe Libras. Então, foi através do Kevin que eu me inspirei a fazer esse curso”, contou Daise.

Quem trabalha na Casa de Leis, seja em setores administrativos ou em gabinetes, também busca garantir mais inclusão. O servidor Paulo Cardoso, lotado no gabinete do vereador Marquinhos Trad, participa das aulas.  “É muito importante ter esse curso aqui na Câmara para nós, assessores, para que a gente possa receber os surdos, para eles interagirem com a gente, para que possam trazer as demandas, inclusive, para a criação de projetos, para indicações. Isso é maravilhoso”, afirmou, parabenizando a iniciativa.

Sobre o curso – A primeira aula aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 11. O número de vagas foi ampliado devido à alta procura. Serão 120 alunos divididos em quatro turmas. As inscrições foram preenchidas em menos de dois dias e já há uma lista de espera para convocações, em casos de desistências. Esta é a terceira edição do curso de Libras, ofertado pela Casa de Leis.

O curso, oferecido de forma gratuita e com turmas presenciais, acontece às segundas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde no Plenarinho da Casa de Leis. As aulas seguem até dezembro deste ano e são ministradas pelas servidoras efetivas Helga Pereira e Janaína Miron Saraiva, intérpretes de Libras da Câmara, lotadas no setor de Comunicação da Casa de Leis.

Dentre os alunos estão servidores da Casa de Leis, de setores administrativos ou gabinetes, e também público externo, formado principalmente por servidores de outros órgãos públicos, como prefeitura e Tribunal de Contas, além de funcionários de empresas privadas.

Inclusão – O ganho para a acessibilidade foi destacado pela servidora Helga Pereira. “Foi surpreendente o número de inscritos. É uma oportunidade gratificante a Casa de Leis abrir as portas para os servidores se capacitarem, promoverem a acessibilidade com a comunidade surda que vem à Casa e também abrir para a população campo-grandense. Todos têm a ganhar, é muito importante para nosso convívio de inclusão social e para promover um lugar melhor onde vivemos”, ressaltou.

A intérprete de Libras Janaina Saraiva ressaltou a oportunidade para as pessoas terem acesso ao curso de Libras. “É uma satisfação para nós, como funcionários, participar deste momento, pois é muito importante proporcionar essa acessibilidade comunicacional, melhorar a forma como os servidores podem receber a comunidade surda aqui. Então é um convite também para a comunidade surda estar mais ativa, mais presente aqui na nossa instituição. Só temos pontos positivos”, afirmou, destacando a participação maior de todos, com mais horários de turmas.

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara, destacou a busca por ampliar a inclusão e a acessibilidade na Câmara e em todos os lugares, com o curso aberto à comunidade. “É uma oportunidade para o cidadão campo-grandense participar da Câmara. Nós seremos uma Câmara cada vez mais inclusiva, para recepcionar as pessoas surdas com o máximo de carinho, de afeto e de acessibilidade, que é garantir a dignidade para a pessoa com deficiência”, afirmou.

O diretor da Escola do Legislativo, Rodrigo Terra, enfatizou que o curso é fundamental para qualificar os servidores da Casa e também oferecer essa oportunidade à comunidade. “Com esse curso, atendendo 120 pessoas em 4 turmas de 30 pessoas cada uma delas, nós vamos estar fazendo com que a nossa Câmara Municipal possa estar atendendo de maneira muito mais qualificada a comunidade dos surdos de Campo Grande”, afirmou.

Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal




Deixe seu comentário