Campo Grande, 27/04/2024 12:14

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 28 nov, 2023

Deputada Lia Nogueira pede resgate de indígenas em condições precárias em MG


Em uma manifestação contundente durante a sessão da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou o resgate de 52 homens indígenas sul-mato-grossenses encontrados em condições degradantes na cidade de Planura, Minas Gerais.

O pedido foi encaminhado, em caráter urgente, à Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Governo de Mato Grosso do Sul.
Na última sexta-feira, 24, a Polícia Militar de Minas Gerais encontrou os indígenas, da aldeia de Pirajuí, em Paranhos, vivendo em condições análogas à escravidão e alojados em situação precária.

“Tudo fica ainda mais complexo considerando que alguns deles se comunicam apenas em guarani e não sabem ler e nem escrever”, denunciou a deputada.

A solicitação, conforme Lia Nogueira, pede não só o resgate, mas também a garantia de transporte apropriado até Paranhos, com objetivo de inseri-los na comunidade de origem.

Lia Nogueira reforçou que tem acompanhado o empenho do governador Eduardo Riedel (PSDB) em pôr em prática seu lema de não deixar ninguém para trás e que o apoio do Estado, nessa situação, é essencial para erradicar essas práticas desumanas e assegurar que tais episódios não se repitam.

Precisamos de uma resposta ágil e eficaz diante dessa violação dos direitos fundamentais. É necessária a solidariedade e justiça para com os indígenas afetados”, pediu a parlamentar




Deixe seu comentário