Campo Grande, 25/07/2024 15:10

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 jul, 2024

Deputado Rinaldo destaca a importância do Cooperativismo para MS


Deputado Professor Rinaldo: “movimento essencial para o desenvolvimento econômico, social e sustentável”

Em alusão à Semana do Cooperativismo, o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) fez uso da tribuna, durante a sessão desta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), para destacar o papel do setor para a economia, justiça social e desenvolvimento sustentável.

Segundo dados apresentados pelo deputado, as cooperativas fornecem empregos para 10% da população e as 300 maiores instituições geram mais de U$ 2,4 bilhões em faturamento.

“No Brasil, o número de cooperados chegou a 20,5 milhões, o que representa 10% da população do país. São 4.600 cooperativas, que atuam em ramos e segmentos de negócios variados, como agricultura e pecuária, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, educação e prestação de serviços. Essa diversidade permite que o cooperativismo esteja presente em mais de 1,4 mil municípios, empregando mais de 524 mil pessoas”, informou Rinaldo.

Em Mato Grosso do Sul existem mais de 100 cooperativas registradas, com aproximadamente 450 mil cooperados, gerando mais de 13 mil empregos, representando 10% do PIB Estadual. “As cooperativas para nossa realidade, onde o agronegócio tem destaque na economia, são essenciais para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, bem como nas cooperativas de crédito que auxiliam na gestão do comércio, setor que também é forte em nossa economia”, analisa o deputado.

Rinaldo lembrou que as cooperativas são baseadas em princípios de democracia, igualdade, equidade e solidariedade, contribuindo para o desenvolvimento social ao melhorar as condições de vida das pessoas. “Em nome do bem comum, o movimento cooperativista une pessoas, permitindo que elas trabalhem juntas para criar empresas sustentáveis, que gerem empregos e prosperidade”.

A Semana do Cooperativismo foi instituída através da Lei n° 6.196, de 5 de março de 2024, de autoria do deputado, que é Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo da Alems.




Deixe seu comentário