Campo Grande, 29/04/2024 17:10

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 abr, 2024

Doe seu imposto de renda 2024 para entidades de Três Lagoas


 

 

Não fica de fora e ajude os Conselhos Municipais de Três Lagoas, Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), destaca a importância de direcionar parte do imposto devido para entidades que trabalham em prol do bem-estar e desenvolvimento das crianças e adolescentes da nossa cidade. os contribuintes têm até dia 31 de maio, para doar parte do Imposto de Renda (I.R) para dois fundos municipais, pois encerra o prazo para entregar a declaração.

Ao realizar a declaração do Imposto de Renda, os contribuintes têm a oportunidade de escolher para onde parte do valor devido será destinado, podendo direcioná-lo para o Fundo da Criança e do Adolescente. Esse gesto representa solidariedade e comprometimento com o futuro de nossa comunidade, pois os recursos arrecadados são investidos em programas e projetos voltados para a promoção da educação, saúde, cultura, esporte e lazer das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Três Lagoas pode ser beneficiada com repasse de 3% para dois fundos que desenvolvem trabalhos voltados para crianças, adolescentes e idosos, são eles: Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

COMO FAZER

O direcionamento do imposto é fácil e sem custos. Pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos devidos, sendo até 3% do imposto devido para o Fundo Municipal do Idoso e os outros 3% para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O montante doado para a instituição escolhida será subtraído da parcela a ser paga e deverá ser quitado via DARF específico até o dia 31 de maio de 2024, prazo final para envio da Declaração do IRPF.

Na hora da elaboração da Declaração de Imposto de Renda, a ficha a ser preenchida é “Doações Diretamente na Declaração”, na qual deve-se informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido. As doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais. Vale ressaltar que a doação só pode ser feita nas declarações do tipo “Completa / Por Deduções Legais”. As declarações do tipo “Por Desconto Simplificado” não permitem a doação aos fundos.

Todos os valores da aplicação do dinheiro do Fundos são públicos, ou seja, será divulgada para a população no Diário Oficial, enfatiza o presidente do CMDI de Três Lagoas, Marcio Oliveira.

“Um dos objetivos do CMDI para este mandato é fomentar que as pessoas destinem esse dinheiro, para que as doações fiquem no Município, fomentando as políticas para os Conselhos de Três Lagoas, tendo conhecimento de que forma esse dinheiro será investido. Contamos com a colaboração de todos, participe!”” explicou o presidente da importância de participar da campanha e ajudar os Fundos Municipais a desenvolver um trabalho de excelência.




Deixe seu comentário