Campo Grande, 21/07/2024 10:02

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 31 ago, 2023

Emoção e trajetórias marcam solenidade em comemoração aos 59 anos da AME-MS


O PROPONENTE DO EVENTO FESTIVO FOI O DEPUTADO PROFESSOR RINALDO MODESTO

 ( por Christiane Mesquita) – A noite desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi de reconhecimento e emoção aos que contribuíram para a existência e fortalecimento da Associação de Militares Estaduais (AME-MS), que acaba de completar 59 anos de fundação. Na solenidade proposta pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), em conjunto com o capitão Thiago Monaco Marques, presidente da AME-MS, histórias e vidas que integram a entidade foram eternizadas. Homens e mulheres foram homenageados com a Medalha Sargento Olímpio Garcia, que leva o nome de um dos fundadores da entidade.

Celebração dos 59 anos da Associação dos Militares

Celebração dos 59 anos da Associação dos Militares

Professor Rinaldo Modesto destacou a importância da homenagem. “É um ato tão sublime em que homenageamos homens e mulheres das forças de Segurança Pública de nosso Estado, conhecida e reconhecida em nível nacional. É uma alegria muito grande poder nessa noite participar desta sessão solene que alegrará de forma muito especial os familiares do nosso saudoso Olimpio”, exclamou.

O governador em exercício, Barbosinha (PP), definiu a noite de comemoração na Assembleia Legislativa. “Memorável, noite especial que outorga essa homenagem com um dos fundadores da AME-MS. Encontro aqui lendas vivas, foram vocês que desbravaram para termos a Segurança Pública que temos hoje. Vida longa à Associação que completa 59 ano, e a todos aqueles que fazem da Segurança Pública sua vida e proteção da sociedade”, desejou.

Carlinhos Videira, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) saudou a todos. “Saúdo a todos e ressalto que a história da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul passa pela biografia de vocês e de tantos outros heróis que nem tivemos a oportunidade de conhecer. Para mim é uma honra receber essa comenda na presença de vossas excelências, agradeço ao que os senhores fizeram e fazem pela segurança do Estado e do País, a segurança produzida aqui e para todo o Pais e outros continentes”, frisou.

O presidente da AME-MS, Thiago Monaco, agradeceu a acolhida da Assembleia Legislativa para a celebração dos 59 entidades da AME-MS. “Agradeço gentilmente a intercessão do deputado Rinaldo junto ao presidente Gerson Claro [PP], o senhor sabia da importância deste momento de muita honra para todos nós. Cada um escolhido para ser homenageado foi por mérito de terem contribuído para o nosso crescimento e fortalecimento, e até a sobrevivência, em determinados momentos”, lembrou.

Agostinho contou a história da fundação da AME-MS

Agostinho contou a história da fundação da AME-MS

Na tribuna, Agostinho Gonçalves, um dos fundadores da AME-MS contou a história de fundação da entidade. “A história se desenrola por meio de homens e mulheres, que pegam em suas mãos e traçam seus destinos e seus caminhos. E com a AME-MS, que tem em seu roteiro a luta pelos direitos dos militares estaduais [policiais militares e bombeiros militares] deste Estado, não foi diferente. A Associação foi criada em 29 de julho de 1964, por valorosos policiais militares e bombeiros militares, com um sonho de criar e ter uma entidade que os representassem em nível estadual. E completando seus 59 anos de fundação, reiteramos nossos esforços para seguir representando nossa categoria com mesmo brio, coragem e muito trabalho”, declarou.

Leonel Lucas Lima, presidente da Associação Nacional das Entidades Representativas dos Policiais Militares, Bombeiros Militares e Pensionistas de Militares Estaduais do Brasil (ANERMB) enalteceu o trabalho desenvolvido pela AME-MS. “O trabalho que vocês têm desenvolvido nos traz muito orgulho. Estamos muito orgulhosos da grande representação de vocês. Muitos de nós não estamos mais aqui porque foram os que lutaram para que nós estivéssemos aqui”, destacou.

Homenageados

Comandante da PM falou em nome dos homenageados

Comandante da PM falou em nome dos homenageados

Foram homenageados 44 personalidades com a medalha Sargento Olímpio Garcia, entre autoridades civis, militares, personalidades civis, presidentes e associações, associados e fundadores da AME-MS e associados. Entre eles, o governador em exercício, Barbosinha; a promotora de justiça Cristiane Amaral Cavalcante, o diretor-adjunto da Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul (Ageprev), Selmo Cassimiro da Silva; o presidente da ANERMB Leonel Lucas de Lima; o coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes; o coronel QOBM Frederico Reis Pouso Salas; o Coronel QOPM RR Paulo Rogério de Carvalho Silva e o tenente-coronel QOPM Élcio Almeida. A esposa de Olímpio Garcia de Souza, Olídia Maria Lescano de Souza, recebeu homenagem “in memorian”. Outra homenagem outorgada “in memorian” foi à Leonora Barros dos Santos, da família do 1º tenente PM Anésio David dos Santos.

O comandante da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, fez um pronunciamento, em nome dos homenageados. “Passei por um acidente e fiquei três meses afastado do trabalho e primeiramente quero agradecer pela vida. Sinto aqui muita emoção em poder fazer  uso da palavra com vida e saúde. Essa honraria muito nos honra e observamos como é importante que as associações participem da vida e gestão da Segurança Pública de nosso Estado para a gestão junto ao Governo do Estado para melhoria de nossa tropa, salarial, de nossos direitos. Agradeço a todos e a Assembleia Legislativa pela parceria com o nosso trabalho”, concluiu.




Deixe seu comentário