Campo Grande, 05/05/2024 13:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 01 set, 2019

ERRADO É ERRADO (ARTIGO)


“É necessário educar – em casa e na escola – iniciando um debate permanente sobre ética, direito e moral”

Gosto sempre de contar para as pessoas um dos ensinamentos que tive aos 7 anos. Ao chegar em casa com uma fruta que tinha pego naturalmente ao passar por uma fruteira, minha mãe, D. Nilva, perguntou onde eu havia conseguido. Simplesmente peguei sem pagar. Minha mãe, ao descobrir o meu ato ilícito, teve uma atitude imediata: me pegou pela mão e me levou de volta ao estabelecimento para pagar pela fruta e pedir desculpas ao dono da fruteira. Na minha cabeça de menino, até aquele momento, não achava que teria algum problema pegar uma fruta em meio a uma quantidade enorme delas.

Fico chocado quando ouço pessoas proferindo o dito popular “achado não é roubado e quem perdeu é relaxado”, como se uma apropriação indébita fosse legal. Se quisermos mesmo acabar com a corrupção no Brasil, além de banir a impunidade dos criminosos, é necessário educar – em casa e na escola –iniciando um debate permanente sobre ética, direito e moral. Embora muitas condutas sejam sabidamente imorais, a sociedade, muitas vezes, desconhece que, além de imoral, também é crime.

Vivenciamos hoje uma sociedade contaminada por atitudes que viraram padrão, esquecendo que o errado é errado. É o bom exemplo na prática que educa nossos jovens e não a teoria das palavras.

Por Daniel R. Randon, presidente das Empresas Randon

ZERO HORA – RS




Deixe seu comentário