Campo Grande, 29/04/2024 00:51

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 nov, 2023

Exemplo: Três Lagoas tem a maior nota de MS na avaliação do Governo Federal


O município de Três Lagoas conquistou destaque nacional ao ser reconhecido como referência em excelência na gestão pública. O reconhecimento veio por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal, que conduz o processo de implantação e avaliação do Gestão Gov, avaliando o nível de maturidade da governança e gestão dos municípios.

O Instrumento de Maturidade e Gestão (IMG), uma ferramenta fundamental nesse processo, visa promover a implementação objetiva de condições que aprimorem a governança e a gestão pública. Esse aprimoramento é parte de um conjunto integrado de ações contínuas, refletindo o compromisso da administração municipal em avaliar e melhorar suas práticas e resultados de gestão ao longo do tempo.

RESULTADO DE 2022

A avaliação é realizada a cada dois anos, e em 2022, Três Lagoas foi certificada com a categoria Bronze 3 (numa escala de que vai até 4), com uma pontuação de 53,26 e classificação como “Muito Bom”. O novo processo de avaliação trouxe consigo a versão atualizada do IMG, que substituiu o antigo Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR). Nesta nova versão, uma série de pré-requisitos foram introduzidos para a Certificação, como condições preliminares para a organização apresentar durante a aplicação do IMG 100 pontos.

A pontuação do IMG 100 pontos é estruturada nos sete Critérios do Gestão.gov.br, com cada critério composto por um conjunto de alíneas e requisitos. A pontuação pode atingir 100 pontos, divididos em categorias de nível bronze, sendo Bronze 1 (0 a 25,99 pontos), Bronze 2 (26 a 50,99 pontos), Bronze 3 (de 51 a 75,99 pontos) e Bronze 4 (de 76 a 100 pontos).

EVOLUÇÃO EM 2023

Em julho de 2023, Três Lagoas alcançou a certificação máxima, atingindo a pontuação de 87,67 pontos, consolidando-se como um exemplo nacional em gestão pública. No mês de novembro, o município foi novamente reconhecido, desta vez com a maior pontuação entre os municípios de Mato Grosso do Sul na categoria Bronze.

A Secretária de Governo de Políticas Pública, Silvânia Bersani, destacou que a certificação não apenas representa um feito numérico, mas reflete o compromisso contínuo da administração municipal em aprimorar a entrega de serviços à comunidade, demonstrando uma gestão comprometida e eficiente em proporcionar o melhor para os cidadãos de Três Lagoas.

O prefeito Angelo Guerreiro parabenizou a todos os servidores pela conquista e enfatizou a importância desse resultado, pois além der ser uma chancela de um trabalho responsável de todos, demonstra o respeito da Administração Municipal ao dinheiro público e, principalmente, ao povo três-lagoense.

PREMIAÇÃO E RECONHECIMENTO

Em reconhecimento a esse resultado, a Prefeitura de Três Lagoas foi convidada pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Governo do Estado de MS para estar presente na cerimônia pública de premiação que será realizada no dia 30 de novembro de 2023, durante o Congresso MS de Gestão 2023, em Campo Grande.




Deixe seu comentário