Campo Grande, 28/04/2024 05:15

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 18 mar, 2022

Falta de profissionais dificulta tratamento de autistas, diz Barbosinha


Na sessão ordinária desta quinta-feira (17), o deputado estadual Barbosinha (DEM) fez uso da tribuna para solicitar às universidades públicas e particulares a implantação dos cursos de fonoaudiologia e terapia ocupacional. Segundo o parlamentar, poucos profissionais atuam no mercado sul-mato-grossense, fato que dificulta a condução do tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada 68 crianças é diagnóstica com autismo, tornando o distúrbio uma questão de saúde pública mundial. “Houve a expansão no diagnóstico e o aumento do conhecimento sobre o transtorno. A atuação dos terapeutas e fonoaudiólogos não se resume apenas às sessões, mas na condução do treinamento aos familiares, cuidadores e demais profissionais”, destacou.

Conforme Barbosinha, as entidades relatam a dificuldade em encontrar esses profissionais em Mato Grosso do Sul. “Existe um déficit no Estado, o que está acarretando o comprometimento nos cuidados dos autistas”’. ( Heloise Gimenez)




Deixe seu comentário