Campo Grande, 23/06/2024 07:30

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 28 maio, 2024

Hospital Cassems recebe programa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica


PELA PRIMEIRA VEZ O EVENTO OCORREU EM CAMPO GRANDE APÓS PERCORRER DIVERSAS CIDADES DO PAÍS.

Nos últimos dias 24 e 25 de maio, sexta-feira e sábado, respectivamente, o Hospital Cassems de Campo Grande recebeu o programa de educação continuada “SBCT Vai Até Você”, que já percorreu vários municípios de diversas regiões do país levando capacitação para profissionais associados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Destinado a profissionais das áreas de oncologia, cirurgia torácica, cirurgia geral, entre outras especialidades, o encontro discute novas atualizações e serviços, bem como técnicas de medicina que estão sendo aplicadas, mediante pesquisas científicas. Além de estudos e debates, o encontro no Hospital Cassems de Campo Grande finaliza com uma cirurgia transmitida por meio de vídeo para todo o país.

Oferecer educação médica continuada de qualidade e inovadora a todos os seus membros, além de fortalecer as atividades científicas regionais são propósitos oferecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. O programa “SBCT Vai Até Você”, por exemplo, tem o objetivo de divulgar conceitos modernos da Oncologia Torácica, por meio de eventos híbridos, presencial e virtual, em diversas regiões do país, e, também, conhecer a estrutura local e desenvolver meios para otimização do cuidado aos pacientes oncológico do tórax.

O presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, que também é médico cardiologista, exalta a realização de mais um procedimento de alta complexidade no Hospital Cassems de Campo Grande. Ayache também destaca a escolha da unidade hospitalar pela SBCT, uma entidade de grande importância da cardiologia brasileira.

“Mais uma vez, o Hospital Cassems de Campo Grande se mostra apto a receber procedimentos de alta complexidade e, dessa forma, se coloca na vanguarda da saúde do estado. Esse programa da Sociedade Brasileira de Cardiologia já percorreu várias capitais, em diversos estados brasileiros e, em Mato Grosso do Sul, escolheu a nossa estrutura para realizar tal evento. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, pontua Ayache.

Para o diretor Clínico do Hospital Cassems de Campo Grande, Alberto Cubel, quando a unidade hospitalar recebe um evento desse porte, demonstra a sua capacidade técnica de ponta.

Estamos muito contentes porque a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica escolheu o nosso hospital, não só pela qualidade técnica, mas, também, pelo nosso corpo clínico, os nossos médicos e os cirurgiões torácicos que aqui operam da melhor qualidade possível. Então, esse é um evento que eles costumam fazer no Brasil inteiro e, dessa vez, escolheram o Hospital Cassems para realizarem. Estamos muito orgulhosos porque é um evento que tem repercussão nacional, transmitido para todo o país”, afirma.

De acordo com Wolfgang Aguiar, secretário geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Toráxica, o programa “SBCT Vai Até Você” fortalece regionalmente a medicina dos locais que visita.

“A Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica tem esse projeto, ‘SBCT Vai Até Você’, que tem o objetivo de trazer a sociedade para próximo do associado e é muito bacana estar aqui em Campo Grande. É a primeira vez que a gente vem para cá e esse é um evento que sempre vem com a proposta de trazer a pauta da discussão da oncologia torácica para a sociedade de oncologia torácica regional. Então isso envolve várias especialidades, não é só a cirurgia toráxica, porque também envolve oncologia a pneumologia e outras especialidades não médicas também. Para trazer a pauta para debate e poder fazer com que regionalmente também cresça movimentos que nacionalmente a gente está tentando levantar e que possam ser discutidos aqui também para engrandecer o atendimento para os pacientes da região. Esse evento sempre vem junto com uma cirurgia ao vivo, então a gente vai realizar aqui no Hospital Cassems, uma cirurgia por vídeo, ao vivo, que vai ser transmitida para todo o Brasil”, explica Aguiar.

Rodrigo Nina é membro do corpo clínico do Hospital Cassems de Campo Grande e da SBCT. Segundo ele, a unidade hospitalar da Caixa dos Servidores é capaz de receber eventos desse porte, realizados em grandes centros.

“Esse é um evento da SBCT que traz a instituição para as cidades fora dos grandes centros, como São Paulo e Brasília, como já foi feito em outras cidades do Brasil. Nesses dois dias, nós recebemos grandes profissionais, de renome nacional, além de uma cirurgia oncológica de grande porte ao vivo. O Hospital Cassems de Campo Grande está apto para receber tal evento porque é totalmente equipado com uma excelente estrutura e excelentes profissionais “, explica Nina.




Deixe seu comentário