Campo Grande, 14/05/2024 12:29

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 19 fev, 2020

Lídio Lopes reeleito presidente da CCJR


O deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) foi reeleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pelos integrantes da comissão. O corpo jurídico conta com participação dos deputados com Evander Vendramini e Gerson Claro, ambos do PP, Eduardo Rocha (MDB), e Rinaldo Modesto (PSDB) como vice-presidente do colegiado.

“É uma honra continuar presidindo a CCJR com a aquiescência dos nobres pares. Atuo na comissão desde que eu cheguei à Assembleia, então temos uma maneira de trabalhar. Tudo será avaliado dentro dos pareceres feitos pelos membros, pois cada um tem sua relatoria e será conduzido de modo democrático”, disse Lidio Lopes.

A CCJR é a comissão permanente mais importante da Casa de Leis, o grupo analisa o aspecto legal, constitucional e a adequação da redação das propostas, que podem ser tanto de autoria dos deputados, como também do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. O parecer da comissão vai ao plenário para a votação. Se aprovado, o projeto é encaminhado à comissão específica que analisa o mérito da iniciativa.

É também a Comissão de Constituição, Justiça e Redação que dá o parecer sobre intervenção federal, estadual e municipal, a perda de mandato do governador, de seu vice e dos deputados. Observa também proposições de concessão de títulos honoríficos, declaração de utilidade pública e transferência temporária da sede do poder.

 




Deixe seu comentário