Campo Grande, 28/04/2024 08:44

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 08 jan, 2024

Lula chama Ricardo Lewandowski para conversar sobre Ministério da Justiça


O presidente Lula (PT) chamou o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski para discutir o futuro do Ministério da Justiça.

Por ora, Flávio Dino é o chefe da pasta. Porém, com a ida ao supremo, o presidente precisa indicar quem assumirá seu lugar.

Como o blog revelou, desde a indicação de Dino para o STF, Lewandowski é o favorito para a Justiça. Ele passou a ser o nome de consenso na base de Lula para evitar disputas entre alas da esquerda que almejam a vaga.

O Ministério da Justiça, por ser um cargo relevante ao Executivo, seria importante na articulação com os demais poderes. E Interlocutores ouvidos pelo blog no começo de dezembro afirmaram que um possível convite feito ao ex-ministro pelo presidente seria “praticamente irrecusável”.

Ele também já sinaliza que topa assumir o cargo, mas quer discutir condições sobre a montagem de equipe e debater como ficara segurança pública.

Segundo o blog apurou, a expectativa é de que o encontro entre Lula e o ex-ministro do STF ocorra ainda nesta segunda-feira (8).

Lewandowski tem experiência em projetos na área do sistema prisional, audiência de custódia, saúde dos presos e sistema de execução unificada — dos tempos de quando presidiu o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). (Com g1)




Deixe seu comentário