Campo Grande, 30/04/2024 09:16

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 18 mar, 2023

Lula vai à China com 240 empresários


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve levar em sua comitiva, 240 empresários em viagem oficial à China no fim do mês, de acordo com o Itamaraty. Entre eles, 90 ligados ao agronegócio. A viagem dos empresários não será custeada pelo governo brasileiro. Ao menos 20 parlamentares e ministros também irão à Pequim — estes com dinheiro público.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009. Por isso, Lula em sua primeira viagem ao hemisfério oriental, vai tentar reforçar os laços com o país comunista em busca de novas oportunidades de mercado para o país. O Brasil quer vender mais itens industrializados, e não se concentrar somente em commodities, como soja e minério de ferro.

A viagem oficial de Lula deve ocorrer entre os dias 26 e 31, como havia sido informado anteriormente. De acordo com a gente oficial divulgada, no dia 28 Lula deve se encontrar com autoridades chinesas e com o presidente Xi Jinping. No dia 29, a comitiva brasileira participa de um seminário empresarial.

Político que irão à China

A Câmara dos Deputados foi comunicada pelo Planalto que 20 parlamentares integrarão a comitiva do presidente Lula em sua viagem à China, entre os dias 26 a 30 de março deste ano. As despesas serão pagas com verbas da públicas do Parlamento. Fazem parte da lista de integrantes:

Arthur Lira (PP-AL);

Fausto Pinato (PP-SP);

Carlos Zarattini (PT-SP);

Vander Loubet (PT-MS);

Luiz Fernando Faria (PSD-MG);

Gutemberg Reis (MDB-RJ);

Zeca Dirceu (PT-PR);

Daniel Almeida (PC do B-BA);

Eduardo da Fonte (PP-PE);

Júlio César (PSD-PI);

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP);

Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL);

José Guimarães (PT-CE);

Alex Manente (Cidadania-SP);

André Figueiredo (PDT-CE);

Fábio Macedo (Podemos-MA);

Fred Costa (Patriota-MG);

Jandira Feghali (PC do B-RJ);

Luís Tibé (Avante-MG);

Túlio Gadelha (Rede-PE);

Viagens ao exterior

A primeira viagem internacional de Lula foi à Argentina e ao Uruguai, em janeiro, quando prometeu destinar, via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), US$ 700 milhões para um gasoduto argentino. No início de fevereiro, Lula foi aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente norte-americano, Joe Biden.

A próxima viagem do petista deve ser a Portugal, entre os dias 22 e 25 de abril.




Deixe seu comentário