Campo Grande, 29/04/2024 13:40

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 08 abr, 2024

Marcio Fernandes cria Frente Parlamentar de Energias Renováveis


Pensando no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável, nesta terça-feira (09), o deputado estadual Marcio Fernandes fará a posse da Frente Parlamentar de Energias Renováveis. No contexto de uma matriz energética cada vez mais limpa, os benefícios da produção de energias renováveis se estendem à sociedade como um todo, proporcionando a geração de emprego e renda, bem como o desenvolvimento dos municípios.

Mato Grosso do Sul é o 4º maior produtor de etanol a partir da cana-de-açúcar do Brasil e, mais recentemente, se tornou o 2º maior produtor do biocombustível a partir do milho. O Estado que é conhecido por suas belezas naturais, que atraem turistas de todo o mundo, tem unido o crescimento econômico a preservação ambiental.

“Temos grandes usinas de cana-de-açúcar e precisamos debater ações que impulsionem o setor sucroenergético garantindo menos impacto ao ecossistema”, destacou Marcio Fernandes.

Mato Grosso do Sul possui 19 indústrias sucroenergéticas em operação. Atualmente, todas as usinas sucroenergéticas produzem energia elétrica renovável para consumo próprio. Dessas, 12 exportam o excedente para abastecimento do Sistema Interligado Nacional (SIN). Cogeração que coloca o Estado como o 4º maior exportador de bioeletricidade a partir da biomassa da cana do país.

O deputado Marcio Fernandes ressalta o desempenho brasileiro na geração de energias renováveis e a participação de Mato Grosso do Sul nesse cenário. A matriz energética brasileira, informa o parlamentar, é composta por 48% de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 14%.

“Além da biomassa, a matriz elétrica do Estado conta com fonte solar e hídrica, que juntas corresponderam a 92% da geração de energia no último ano, predominantemente renovável e com papel fundamental na transição energética do país”, informou o deputado Marcio Fernandes, com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Também integram a Frente Parlamentar das Energias Renováveis os deputados Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Lidio Lopes (Patriota), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), Neno Razuk (PL), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União).

Além dos deputados, estará presente o presidente da Biosul, Amaury Pelelman, e o diretor-executivo Erico Paredes. Também foram convidadas instituições da sociedade civil organizada do Governo do Estado.

Serviço
A reunião será realizada na sala da presidência da Assembleia Legislativa e do Estado de Mato Grosso do Sul, às 8h15




Deixe seu comentário