Campo Grande, 28/03/2024 11:27

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 10 jun, 2021

Neno Razuk quer o nome Dona Zica no Museu Arqueológico de Piraputanga


Lázara Lopes Dias, a “Dona Zica”, chegou à região de Piraputanga mais ou menos no ano de 1945, sendo uma das mais importantes pessoas que viveu no distrito. Por isso, o deputado estadual Neno Razuk (PTB) apresentou projeto de lei para que o Museu Arqueológico a céu aberto entre os distritos de Palmeiras e Piraputanga, próximo a Aquidauana, receba o nome dela.

“A denominação vai reconhecer a história e importância de Dona Zica, que foi uma das personalidades mais importantes da região e que junto ao crescimento do pequeno distrito, criou raízes e constituiu família em Piraputanga desde 1945. Além disso, a denominação do Museu Arqueológico deverá ser feita com placas de sinalização turística desde o portal de entrada até o ponto principal, no pé do morro onde compõe a serra. Com isso, a memória estará ali, a história de nosso Estado contada com o nome de uma grande mulher”, defendeu Neno.

A homenagem proposta por Neno, ressalta como Dona Zica é um nome de grande destaque aos moradores do distrito e a denominação do Museu é um reconhecimento aos familiares da mesma, que ainda residem na região. “A família de Dona Zica ainda reside no local. O museu foi descoberto durante obras da Estrada Parque, quando em sua extensão foram localizados sítios arqueológicos nas faixas de domínio que remontam ao período estimado de 10 mil anos, onde foram encontrados fragmentos pré-indígenas”, lembrou ele sobre o importante ponto, que agora deverá ser também apontado como um dos principais destinos turísticos do Estado.

Foto: O Pantaneiro



Deixe seu comentário