Campo Grande, 27/04/2024 11:33

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 06 mar, 2024

No Dia da Mulher, deputado Roberto Hashioka homenageia professora de Nova Andradina


 

Enaltecendo a profissão de professor e o papel da mulher na educação de crianças, jovens e adultos, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) agraciou a professora aposentada de Nova Andradina Laurecy Correia Tomazinho com o Troféu Celina Jallad. A sessão solene em alusão ao Dia da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 6, na Assembleia Legislativa.

Com o tema “Elas Podem”, o evento teve objetivo de homenagear mulheres que contribuem para o desenvolvimento do Estado em diversos âmbitos. Para Hashioka, destacar o trabalho e importância das mulheres é uma forma de reconhecer e valorizar seu papel na sociedade.

O parlamentar destacou a atuação da homenageada e sua importância como representante das mulheres nova-andradinenses. “A professora Laurecy teve uma contribuição muito grande para o município de Nova Andradina enquanto professora, chefe do núcleo de educação, secretária de educação e fundadora da Apae. Ela sempre se dedicou à área e também exerceu dois mandatos como vereadora. Além disso, eu tive o privilégio de tê-la como assessora direta em meu primeiro mandato quando percebi claramente sua dedicação à causa pública”, ressaltou Hashioka.

Para a homenageada, a condecoração representa muita gratidão e orgulho. “Agradeço ao Hashioka, por ter indicado meu nome entre as diversas de mulheres nova-andradinenses com uma vida pública de destaque, que fizeram relevantes serviços para a comunidade. Sou muito grata e, na minha humildade, fico pensando: o quanto é bom ser lembrada em vida. É uma honra para mim e para toda Nova Andradina representar o município ao receber essa homenagem em nome de todas as mulheres da nossa cidade”, declarou, emocionada, a professora.

Sobre o Troféu – A honraria foi instituída pela Resolução 03/2011, durante a nona legislatura, em homenagem à ex-deputada estadual e primeira mulher a fazer parte do grupo de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Celina Martins Jallad, que faleceu em 28 de fevereiro de 2011, vítima de câncer.

A distinção foi proposta pela então deputada estadual Dione Hashioka, esposa do parlamentar, e atual secretária-adjunta de estado de educação, em março de 2011 quando exercia seu segundo mandato, por meio de projeto de resolução para a implantação do Troféu Celina Jallad, com o objetivo de enaltecer a trajetória de Celina Jallad.

Currículo da homenageada – Laurecy Correia Tomazinho é professora, nascida em Santos (SP) e residente em Nova Andradina há 46 anos. Viúva de Adilson Antônio Tomazinho, Laurecy é mãe de quatro filhos e avó de quatro netos. Aposentada no cargo de supervisora escolar, a homenageada é graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Escolar, e especialista em Didática.

Em sua trajetória, Laurecy exerceu as funções de professora de escola rural, de pré-escolar e do ensino fundamental de 1º a 4º série, diretora escolar no interior de São Paulo. Em Nova Andradina, foi chefe do Núcleo de Educação na Agência Regional, secretária municipal de educação, supervisora escolar e diretora escolar. Na vida pública, a homenageada desempenhou o cargo de assessora de gabinete do então prefeito Roberto Hashioka e de Presidente da APAE, associação da qual foi fundadora. Foi vereadora por dois mandatos na Câmara Municipal de Nova Andradina e é coautora do livro de estudos sociais “O município de Nova Andradina”.

(Por Adriana Viana – jornalista do gabinete parlamentar)




Deixe seu comentário