Campo Grande, 28/04/2024 00:26

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 14 set, 2022

Nova Lima tem frentes de asfalto, início da drenagem da 3a. pista da Consul Assaf Trad e piscinão


 

As obras das últimas duas etapas de pavimentação do Bairro Nova Limpa (C e D), iniciadas há 90 dias, estão em ritmo acelerado, com frentes de serviços de terraplanagem, drenagem e a implantação de um piscinão com capacidade para reter 15 milhões de litros de água dentro do Parque Cônsul Assaf Trad. Trechos das ruas Celina Bais Martins, Firmo Cristaldo, John Kenedy e Professora Antônia Capilé, que foram asfaltados, começam a receber meio-fio.

No final da Antônio Capilé, foi iniciada a drenagem na 3ª pista da Avenida Cônsul Assaf Trad que será estendida da Rua Alfredo Borba até a Avenida Lino Villacha, via de acesso ao Hospital São Julião. Quando este novo trecho ficar pronto, será possível sair do Jardim Columbia e chegar na Rua Jacinto Máximo, perto do Cemitério do Cruzeiro, pela terceira pista.

No Parque Cônsul Assaf Trad é intensa a movimentação de caminhões que entram e saem levando o aterro retirado do local onde está sendo construída uma bacia de retenção onde desaguará a enxurrada que desce do Nova Lima antes de cair num dos braços do Córrego Botas. O material retirado dali e do piscinão em construção nos altos da Avenida Mato Grosso será usado para conter o processo erosão no local onde há também um lago de estabilização.

As águas pluviais vão descer do Nova Lima até o piscinão no parque por uma rede de drenagem que terá um ponto de travessia da Avenida Cônsul Assaf Trad perto de um shopping. Um dos canais, com duas tubulações de 1,5 metro de diâmetro, já foi implantado na Rua Haroldo Pereira, se estendendo por 440 metros desde a Rua Francisco Pereira Coutinho. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, sem a drenagem, esta enxurrada hoje espalha sedimentos (areia e pedra) até o Jardim Anache, bairro vizinho.

As duas etapas de obras em andamento (C/D) no Nova Lima abrangem o quadrilátero formado pelas ruas Zulmira Borba/Cônsul Assaf Trad/ Gualter Mascarenhas /Lino Vilacha. O projeto prevê a execução de 28,4 km de asfalto e 2,5 km de recapeamento. Serão asfaltadas 29 ruas e recapeadas outras 6. Desde 2017, a região recebeu grandes investimentos em drenagem, obras de controle de enchente. Foram executados 54 km de pavimentação, abrangendo as duas etapas do Nova Lima e nos conjuntos habitacionais Oscar Salazar, José Tavares e Parque Iguatemi, construídos no bairro.

Ruas que serão asfaltadas

Lourenço Veiga, Cláudio Manoel da Costa, Avenida Cândido Garcia Lima, Alberto da Veiga, dos Pracinhas, John Kenedy, Professora Antônia Capilé, Alcebíades Barbosa, Abdar Nassar, Agenor Pinto, Jaime Cerveira, Albertina Pimentel, Júlio Bais, Bertolino Cândido, Monte Alegre, Haroldo Pereira, Rua Lateral, Padre Antônio Franco, Firmo Cristaldo, Celina Bais Martins, Henrique Barbosa Martins, Helena Beruk,Narciso Dias, Alexandrino Alencar, Amambai, dos Poetas, Capitólio, trecho da Rua Purus. Além do recapeamento nas ruas Lino Vilacha, Narciso Dias e Urariocara. ( fotos de Denilson Secreta)




Deixe seu comentário