Campo Grande, 29/05/2024 20:13

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 24 abr, 2024

‘O Avesso da Pele’: livro sobre racismo e violência retorna às bibliotecas de escolas públicas de MS


Os exemplares do livro “O avesso da pele”, do escritor Jeferson Tenório, retirados das bibliotecas públicas de Mato Grosso do Sul no último dia 6 de março, por determinação do governador Eduardo Riedel (PSDB), por conter trechos considerados “impróprios”, estão sendo devolvidos às bibliotecas das escolas públicas do estado.

A devolução ocorre após uma análise realizada pela equipe técnica da SED (Secretaria de Educação).

Em nota, a SED informou que, “após análise realizada pela equipe técnica da pasta, a obra está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, com as orientações pedagógicas quanto à indicação de uso”.

Confira trecho da nota divulgada antes do recolhimento:

“A medida se dá em função da linguagem utilizada em trechos do referido material, contendo expressões consideradas impróprias para a faixa etária da maioria dos estudantes atendidos pela REE (menores de 18 anos), com o uso de termos e jargões que inviabilizam a utilização pedagógica no ambiente escolar”.

Obra

A obra foi publicada em 2020 e narra a história de Pedro, que teve o pai assassinado em uma abordagem policial.

O racismo é um dos temas abordados no livro, que venceu o Prêmio Jabuti em 2021, considerado o mais importante da literatura brasileira.

“O avesso da pele” integra o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), que compra e distribui livros didáticos para escolas públicas no Brasil.

Fonte – G1




Deixe seu comentário