Campo Grande, 25/04/2024 04:11

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 13 abr, 2021

Oncologia infantil: projeto de Vaz cria programa de apoio


 

O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), apresentou nesta terça-feira (13), um Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil e Enfermidades Correlacionadas – PRÓ – ONCOLOGIA INFANTIL e dá outras providências.

A prevenção e o combate ao câncer infantil englobam a promoção da informação, pesquisa, rastreamento, diagnóstico, tratamento, cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias malignas e afecções correlatas. “O PRÓ-ONCOLOGIA INFANTIL será implementado visando o repasse estadual à ações e serviços de atenção oncológica Infantil e enfermidades correlacionadas, desenvolvidos por instituições de prevenção e combate ao câncer infantil”, explicou o parlamentar.

“O programa de oncologia infantil objetiva na criação de centros de pesquisas, com a utilização de equipamentos de ponta no rastreamento e no diagnóstico da doença, com vistas a adotar o tratamento mais adequado para cada enfermidade e demais cuidados paliativos para a reabilitação”, afirma Vaz.

Para que o tratamento seja eficaz, a realização de exames e cirurgias em, no máximo, 5 (cinco) dias, será imperioso para a recuperação dos menores assistidos por profissionais altamente treinados, cada qual na sua seara. Sempre contando com o acompanhamento de um familiar, para que a criança enferma sinta, durante todo o tratamento, o aconchego da família.




Deixe seu comentário