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Política • 23 maio, 2025

Para Barbosinha “modernizar BR-163 é fundamental”


“Esse leilão representa o fim de um ciclo de incertezas. A BR-163 é a espinha dorsal do nosso sistema logístico. Sua modernização é fundamental para o agronegócio, para a segurança dos motoristas e para o desenvolvimento regional.”

O atento e zeloso vice-governador Barbosinha esteve presente no leilão da Bovespa

A opinião é do vice-governador Barbosinha, que representou o Estado no leilão da Bolsa de Valores, em São Paulo, onde a antiga CCR MSVia, a atual Motiva, reafirmou o direito de concessão para explorar o trecho de 845 km da rodovia BR-163 que corta o Mato Grosso do Sul pelos próximos 29 anos.

Nos primeiros três anos, o novo contrato prevê R$ 2,06 bilhões em obras estruturantes como duplicações, faixas adicionais, acostamentos, vias marginais, passarelas e passagens de fauna. Também está prevista a implantação de três Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

Entre as melhorias previstas no novo contrato estão 203 km de duplicação, 191 km de faixas adicionais, 467 km de acostamentos, além da construção de 22 passarelas, 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna. O contrato também traz inovação tarifária: motociclistas terão isenção de pedágio, veículos com TAG terão 5% de desconto, e usuários frequentes terão descontos progressivos.

“A BR-163 é um vetor de integração e crescimento para todo o Mato Grosso do Sul. Modernizar essa concessão é garantir mais segurança, dinamismo econômico e qualidade de vida para quem vive e produz em nosso Estado. Este é um avanço logístico com impacto social direto, que coloca nossa população no centro das prioridades”, disse o vice-governador.

Modelo inovador

A chamada otimização contratual é uma nova estratégia adotada pelo governo federal que permite reformular concessões com baixo desempenho antes do encerramento do contrato original. Isso garante a continuidade dos serviços com mais eficiência, maior retorno à população e reequilíbrio financeiro para o poder público.

Durante o evento, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ressaltou o pioneirismo da operação e os benefícios para o país. “Esse é o primeiro passo concreto de uma nova política de concessões federais. Mato Grosso do Sul lidera esse movimento com uma solução que traz mais agilidade, segurança jurídica e foco no cidadão. Essa é a nova cara das concessões no Brasil”, afirmou.

Rodovia conecta o Brasil

Com 845 km de extensão, a BR-163/MS corta 16 municípios de norte a sul do Estado, conectando Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora.

A nova fase da concessão impactará diretamente a mobilidade urbana, o escoamento da produção e a qualidade de vida da população. O novo contrato da BR-163/MS deverá entrar em vigor em até três meses e, segundo a ANTT, sua replicação em outras regiões dependerá do sucesso deste projeto-piloto.  (Fonte – Douranews)




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