Campo Grande, 29/04/2024 14:02

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 19 set, 2023

PL proíbe tomadas nos presídios no combate ao uso de celular


A PROPOSTA  DO DEPUTADO RAFAEL TAVARES (PRTB) TEM A JUSTIFICATIVA DE QUE O CELULAR  É UMA ARMA PODEROSA USADA PELOS DETENTOS EM NOSSOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS.

A instalação de tomadas e de pontos de energia elétrica pode ser vedada em estabelecimentos prisionais de Mato Grosso do Sul. A proibição é prevista no Projeto de Lei 276/2023, protocolado na tarde desta segunda-feira (18), pelo deputado Rafael Tavares (PRTB). De acordo com o parlamentar, a proposta objetiva reduzir o número de celulares dentro dos presídios.

O projeto prevê a proibição a estabelecimentos prisionais geridos pelo Poder Público ou administrados por meio de parceria público-privada. Segundo a proposta, não deverão ter tomadas e pontos de energia no interior das celas ou dependências em que sejam mantidos detentos em custódia temporária; em áreas adjacentes às celas ou em corredores e áreas de trânsito de detentos, quando acessíveis sem supervisão imediata e constante; e em locais e pátios de visitação.

O uso de celular e outros aparelhos similares nos estabelecimentos penitenciários brasileiros é hoje, sem dúvida, um dos mais graves e complexos problemas que desafiam a administração penitenciária. Estes são usados, invariavelmente, como instrumentos eficazes de orientação e coordenação de práticas ilícitas pelas organizações criminosas que atuam dentro e fora dos presídios, razão pela qual esses aparelhos adquiriram, ao longo dos anos, status de armas poderosas nas mãos de criminosos”, afirma o deputado na justificativa da proposta.

Após o período de pauta, para recebimento de eventuais emendas, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.




Deixe seu comentário